Pesquisar este blog

8.4.12

Bentevi, Itaim - Foi dada a largada...

“Ação entre amigos” para arrecadar fundos que alimentem o lançamento de um livro e um cd com poemas de Akira Yamasaki, o projeto Bentevi, Itaim deu largada na Casa de Farinha neste sábado, 7 de abril.
Os convidados dessa primeira noite foram Sacha Arcanjo, Jocélio Amaro, G.R.A.Ve e Escobar Franelas. Akira fez as honras iniciais, dando boas-vindas ao público. Cedeu a seguir seu microfone no palco do mais novo espaço cultural de São Miguel para que Escobar lesse alguns poemas.
Em seguida quem subiu foi o G.R.A.Ve. Com repertório baseado no disco Fuga Para o Nordeste, lançado recentemente, Luisinho, Tarcísio, Nando Z e Marrom chamaram Sacha para fazer uma participação especial logo “de prima”, depois desfilaram seus hits. Com uma sonoridade que remete tanto ao rock rural brazuca como também a uma rica polifonia rítmica, chamam a atenção pelo revezamento constante de instrumentos entre eles, e também ao microfone. O grupo gera um som heterogêneo, híbrido de várias possibilidades estéticas e musicais.
Jocélio sucedeu os graves, usando sua profusão peculiar: muita música doce, temperada com pequenas gotas de licor social. Completam a iguaria do trovador sua competência musical, seu carisma e seus indefectíveis “causos”, filão que o menestrel paraibano explora com qualidade.
Sacha, que fechou essa primeira noite do Bentevi, Itaim, é do panteão dos artistas que vêm renovando a cena musical em São Miguel e região desde a década de 1970. Dono de poesia e musicalidade incandescentes e uma personalidade profunda e devotada, adjetivar o Sacha não dá a dimensão real de sua importância na arte, cultura e atividade social da região. O baiano de São Gabriel, que também é atual coordenador da Oficina Cultural Luiz Gonzaga, no bairro, traduz com seu violão tranquilo e voz pausada e exata, a melhor síntese entre a arte elaborada e o pensamento inteligente. O Arcanjo de S. Miguel abriu seu set-list evocando o sempre presente Raberuan, com música Chão Americano, composição dos dois. Depois chamou os graves de volta ao palco, para com ele temperarem brasileiramente o evento. Foi uma festa só, com polirritmia nordestina adornando os belos versos de suas diversas canções.
O dr. Xavier, proprietário do espaço, junto com Silvio Kono (um dos mentores do projeto) e Akira, não disfarçavam a alegria. A parceria entre a Casa de Farinha e os organizadores do projeto Bentevi, Itaim, ao que tudo indica, será profícua, estreitará laços e, desde já, cria um novo parâmetro para a arte gestada no bairro. Desde já, ficamos sabendo que São Miguel tem um novo espaço cultural, com as mesmas qualidades de seus músicos e cantores.

Casa de Farinha. Rua Sta. Rosa de Lima, 1341. Altura da av. Mal. Tito, 1832.

Próximos encontros:
05 de maio: Luiz Casé, Cléston Teixeira e Cláudio Gomes.
19 de maio: Sílvio Araújo e Osnofa (Zé Afonso).
16 de junho: Edvaldo Santana e Gildo Passos (lançando novo cd).
14 de julho: Ronaldo Ferro, Gilberto Braz e Caio Vandré & Sheilinha Procópio.
28 de julho: Zulu de Arrebata e Fábio Lima.
11 de agosto: Ceciro Cordeiro, Adilson Aragão e Marcel Acauam.
18 de agosto: Akira Yamasaki (lançando livro), Sílvio Araújo, Osnofa (Zé Afonso), Vinícius Casé e Ravi Landim.

Akira - foto de Sueli Kimura


Gildo Passos no bucólico jardim que serpenteia o Casa de Farinha - foto de Akira Yamasaki / Sueli Kimura


Jocélio, cantador - foto de Akira Yamasaki / Sueli Kimura


Akira, Sacha, Luisinho, Marrom e Nando, tudo junto & misturado - foto de Sueli Kimura



Um comentário:

Luiz Casé disse...

Ácordei com ums amigos me ligando e falando do Projeto Bentevi e do ponta pé inicial com o Show do Sacha , claro elogiando a Casa escolhida "Salão dos Anjos" espaço da CASA DE FARINHA, outros nos agradecendo pela idéia de novamente proporcionarmos momentos inesqueciveis com esses encontros de amigos de decadas me sinto feliz por isso...Dia 5 de Maio tem mais...