Pesquisar este blog

25.12.18

Coletivo Ounão na festa de 5 anos do FdE, ou, Um certo domingo de 2011

5 Anos Fora do Eixo

Texto Coletivo Ounão
foto por Fernanda Frazão

Contrariando os Titãs

Acredito que o titulo do texto é uma forma – que consegui – de iniciar a construção ou desconstrução do dia de ontem na Casa Fora do Eixo SP.
O começo da festa (foto por Camila Cortielha)
A galera aquecendo (foto por Adriano Singolani)
Casa cheia (foto por Fernanda Frazão)
Domingo 1° de Maio, comemorou-se em São Paulo, os 5 anos da criação do Circuito Fora do Eixo. Poderíamos ficar aqui escrevendo um tempão as ações e atividades que o Circuito realizou durante esses anos, é desnecessário, pois os próprios acontecimentos do dia de ontem são em forma física tudo o que representa o Fora do Eixo e também por acreditar a atmosfera que rolou durante o dia todo é de contrariar os Titãs, não as entidades da mitologia grega, mas sim os Titãs Paulo Niklos, Branco Melo – da música Domingo.
Emicida (foto por Vitor Jardim)
Macaco Bong (fotos por Vitor Jardim)
Nada de descanso, marasmo, chinelo e TV, porra nenhuma! A ordem do dia era o inusitado, e estar aberto para receber tudo o que esse dia tem pra lhe oferecer e surpreender, atenção.
Todas as atividades, pessoas, interações que aconteceram a partir das 10h, eram realmente algo diferente. Logo cedo os artistas visuais iniciaram um processo de re-visualização do espaço, desde a parte da rua (os muros) às paredes da externas da casa. Ouviram até um papo de fazer dentro da casa. E ai será que rola? Olha a Deixa. Os trabalhos foram bem diversos tanto de linguagem, quanto técnica: do rolinho, spray a compressor aerógrafo.
Jair Naves (foto por Adriano Singolani)
Leela (foto por Adriano Singolani)
Fóssil (foto por Adriano Singolani)
Kamau (foto por Fernanda Frazão)
Cérebro Eletrônico (foto por Adriano Singolani)
A hospedagem solidária se transformou no PUB – o espaço de apresentação das bandas. Logo cedo o Macaco Bong fez uma apresentação psicodélica antes das 11hs, um desjejum e tanto. Os mais desavisados – como eu – acredito que tiveram uma sensação de estarem no meio da madrugada, com guitarras, bateria e baixo, altos pra caramba – no melhor sentido –, mas ainda era manhã de domingo. O visual desse espaço era uma doideira com diferentes estímulos de cores, projeções e formas que criaram boas experimentações visuais, além do som que as bandas mandaram uma atrás da outra.
Holger (foto por Pablo Capilé)
Black Drawing Chalks (foto por Adriano Singolani)
Miranda Kassin e André Frateschi (foto por Adriano Singolani)
Madame Saatan (foto por Adriano Singolani)
Gaby Amarantos convidou Iara Rennó e Thalma de Freitas
(foto por Fernanda Frazão)
Do lado de forma enquanto rolava um churrasco na faixa, os DJ´s se revezaram o dia todo em seqüências ininterruptas de som. A todo tempo chegavam pessoas na casa e logo davam de cara com uma grande movimentação de pessoas e coisas que aconteciam tudo ao mesmo tempo agora.
Pitty (foto por Fernanda Frazão)
Fabrício Nobre (foto por Pablo Capilé)
Dago Donato (foto por Adriano Singolani)
DJ Thalma de Freitas (foto por Fernanda Frazão)
DJ Barata (foto por Fernanda Frazão)
Emicida chegou um pouco antes da chuva. Enquanto alguns pingos ameaçavam cair e fechou o tempo dentro da sala de “projeção”. A partir dali tudo está modificado. No entanto, parecia que São Pedro ia fazer miar a coisa com uma chuva de ida e volta, e parece que fica, mas nem a chuva deu jeito no que já tava desarrumado. Prova disso também é a galera das artes visuais, que continuou os trabalhos dando um ‘migué’ na chuva.
#Compacto.Arte (foto por Vitor Jardim)
Escobar Franelas (foto por Fernanda Frazão)
Ocupação da Fora do Eixo Letras (foto por Brunno Marchetti)
A banca Fora do Eixo estava cheia de materiais de interessantes artistas da cena, não somente de música, mas literatura e outros. Aproveitando o gancho das letras, o núcleo F.E.L Regional/SP convidou escritores locais para se apresentarem no evento. No meio da tarde chegaram Escobar Franelas, Rui Mascarenhas e Costa Senna, que durante as trocas de bandas os tomaram o mic, e apresentados por Mari Campos do Coletivo Ajuntaê, colocaram poesia num dia lírico por intenção. Gancho ótimo para Kamau, que na saída de Costa Senna linkou a rima do escritor com o bit da música e entrou com som.

Banquinha Fora do Eixo (foto por Driade Aguiar)

foto por Dríade Aguiar
Com o baixar das luzes, já na boca da noite – como diziam os mais antigos – uma multidão de pessoas tomou todos os espaços da casa, e tudo foi transmitido ao vivo pelos canais de web do Fora do Eixo, isso rendeu noticias de pessoas que estavam em casa esperando a chuva dar uma baixada pra sair, mas quando viu pela web, saiu na chuva mesmo pra cair pra casa.
Compacto.Arte (foto por Adriano Singolani)
Domingo também é dia de jogo (foto por Fernanda Frazão)
Palco Fora do Eixo (foto por Adriano Singolani)
O evento de ontem na CAFE-SP com certeza pode ser descrito como Experience, bem na vibe Jimmy Hendrix. Acompanhar tudo o aconteceu desde o início foi uma maratona (10hs às 22hs) de informações, trocas, novos rostos e também da boa e velha diversão, afinal de contas era uma festa. Parabéns ao Circuito Fora do Eixo e que venham os próximos anos.

Coletivo Ounão

Nenhum comentário: