Pesquisar este blog

8.12.11

Antes de Evanescer - A Ideia (Epílogo)

foto de Alexandre D´Lou

Para escrever o texto, isso mais ou menos a partir de junho de 2006, aproveitei muito do tempo que dispunha quando trabalhava em Barueri, SP, e enfrentava duas horas e meia de condução para voltar para casa, no finalzinho da tarde. Passei a usar o trem para esse retorno, pois dentro do ônibus (executivo), era natural que dormisse no trajeto pela Rodovia Castelo Branco e Marginal Tietê, sempre congestionado. Entre as estações Carapicuíba e Palmeira-Barra Funda, porém, o ritmo do trem não permitia o cochilo automático, mas dava para rabiscar algumas ideias. As linhas de Antes de Evanescer foram então tortamente escritas em um caderno durante alguns meses. Nos fins de semana, aproveitava e reescrevia tudo no micro.
Depois de pronto, o texto ficou em banho-maria durante mais de um ano, quando então voltei à carga e o refiz, acrescentando trechos, fazendo correções e aumentando o tamanho para mais de 200 páginas. Novas férias dessa história.
Mais um ano e voltei a ele. Na nova empreitada, percebi que tinha "gordura" demais, reescrevi tudo, mantendo apenas alguns catados do original. Agora era apenas 50 páginas mas dúvidas atrozes me encasquetavam e travavam o processo de levá-lo a cabo. Fiz cópias deste texto para alguns amigos, esperando que a leitura deles poderia dar um norte, mas não houve retorno confiável. Achei que esse barco precisava de novos rumos.

foto de Claudemir Santos

E os "novos rumos" vieram da maneira mais despropositada. A partir de abril desse ano, desempregado - ahá! - entrei de cabeça no projeto "Acabar de Vez com Essa Agonia": li, reli, tresli, quadrili, enxertei, cortei, esfumacei (o cérebro), até que - ulalá! - dei por terminada a tarefa, isso mais ou menos em julho, agora com as medianas (e finais) 100 e poucas páginas. Não era o texto longo do início, tampouco o conto magrelo da penúltima fase. Mas tem a essência das ideias que pululavam no início de tudo, o tal maio de 2006.
Nova distribuição entre amigos leitores e algumas respostas (positivas e negativas - talvez esteja aí o segredo!), deram-me a certeza de que estava numa picadilha com "norte" à vista.
Taí! Publiquei...

foto - divulgação

Nenhum comentário: