O poeta e ensaísta Laércio Silva foi um dos presentes mais significativos que ganhei nos últimos anos. Compondo uma escrita sem igual, que dialoga com os gregos e as vanguardas coma mesma veemência, conheci-o há dois anos, quando tinha acabado de lançar sua obra ensaística SUÍTE MEZZO FORTE CONTIDO, através de seu heterônimo Alessio Vindita. Depois veio à luz a sinfonia poemática ATTACCA MEZZO FORTE INCONTIDO, a qual ele assinava como Danielle Carbonera. E agora, sob a alcunha de Alessio Forté, ele mostra ao mundo uma nova incursão poética, o paradoxal O DRACONIANO PARADOXAL CLAMOR EM HECATOMBE ou ode a elegias axiomáticas”.
Este pensador peculiar e de sorriso tímido está me dando um longo depoimento via e-mail. Aqui, na primeira parte dessa conversa, ele revela algumas facetas e silhuetas. Vamos conhecê-lo?
1) Quem é Laércio Silva?
Laercio Silva – tratando-se primariamente como um dos aspectos na tentativa de resolução pela nomenclatura: É a abreviação de Laercio Aparecido da Silva, – ou seja, poder-se-ia o nome próprio por extenso ser representado apenas por Laercio Silva, outro dos variantes aspectos citados de tentativa de resolução é o filológico, Laercio sem o acento indicativo de tônica é uma variação de Laércio com acento, no qual há duas premissas de possíveis significados, um com origem grega sendo Laertios, e o outro com origem latina que é a derivação imediata da grega então Laertius, significando aquele que é original de Laerte uma antiga cidade grega, na cultura ocidental é de costume se iniciar um exordio explicativo partindo-se da filologia, impelindo um resquício de determinado discurso logocêntrico, que é o desdobramento inverso e original da taxionomia retornando a nomenclatura do sintagma nominal próprio, ou singular, que corresponde a Laercio Silva, mas tudo isto é apenas um protocolamento dispensável, Laercio Aparecido da Silva é a pessoa física que não é singular para o estado civil, onde deveria ser por tratar-se de um ente composto por subjetividade, sua subjetividade de fato para além da burocracia civil coerciva esta em seus heterônimos, Laercio Silva é neste contexto então e nominalmente apenas um receptáculo, o hospedeiro auto-consciente laboratorial dos outros “eus”. Posto isto é imprescindível situar o ortônimo entre as fenomenológicas faceta-ações heteronímicas com sua topografia histórica-demográfica-sociológica.
2) Desconfio que você sempre foi aluno-prodígio, desses que tiram a nota máxima em várias matérias, especialmente em Língua Portuguesa. Estou certo?
Nunca me apercebi com o dilema colossal do que deveria fazer, ou de como me alocar perante o mundo, como dizem, sempre soube que nas ciências humanas seria eu plenamente, atingir notas máximas nesta área foi uma realidade até se tornar um problema, na medida em que você avança de forma não linear e planejada por uma meta curricular, neste sentido não ter mais a nota máxima é aprazível tal qual catártico, é análogo a luta notória entre Lyoto Machida e Quinton Rampage Jackson com o segundo perceptivelmente surpreso com a própria vitória defronte a vórtice dum adversário visivelmente superior... Aliás posto nestes termos de competição e rivalidade é o que denota a Alma Mater da famigerada meritocracia... Tão ovacionada e elegível como motivo condutor da vida pragmática. E também não aletoriamente, diz respeito ao caminho combinado do erudito e do guerreiro, citado por Mishima. (Retomando a metáfora associativa. E a elegendo como pronomino.) Me é penoso a figura débil do intelectual sedentário, sem vida social (por podar as outras protocolarmente) e estigmatizado em sua retorica, que no passado era aquele “Nerd” que tirava a nota máxima, pois antes de tudo ele se tornou no hoje factual apenas um cartesiano simulacro... O cartesianismo me aterroriza entre as civilidades afáveis da hipocrisia terrificante...
3) Como foi a construção dessa relação com as ditas ciências humanas?
Preludiarei com uma obviedade, por certo como enunciação em dalguns momentos seu manifesto cerne é indubitável, sendo-a imprescindível; com a leitura, e como há vastas acepções de leituras possíveis, é primordial a utilitarista especificação (cá ao menos), a modalidade da leitura citada denomino como in a lectura a legere oculis em suspensão, suspensão do juízo letargo e de pareceres reducionistas e tendenciosos, Borges cita em certa ocasião um conselho sobre leitura que o tem como o de maior valia, seu pai o liberando para acessar a biblioteca da família, lhe admoesta Leia o que quiser independentemente do livro, se é conhecido ou não, numa referência retilineamente sinuosa sobre o cânone, e para se ler ou optar pela formação doutro cânom, não o exemplar, é necessário uma leitura técnica, como os comentaristas seculares, que em sua feitura são véus para a resplandecência titânica da “luz” direta, que nos ofuscaria em eclipsar, obviamente o resultado deste logocentrismo humanístico é lamentável, a sociedade técnica forma comentaristas adestrados e não críticos eletivos, este prelúdio que perpassei é crucial para expor o facto, que já em minhas leituras iniciais de formação no primário, já a fazia com um aspecto diferençável da leictura dicta como técnica, que é o posicionar crítico diante da verossimilhança, a alfabetização intermediada por “estórias” (não sou diletante do novo acordo ortográfico que desconsidera os substratos em diacronismo) para a formação pedagógica do letramento era abundante, porém estas pouco criveis sendo “estórias” feitas para se fazer paradigmas para as crianças e não obras do gênero infantil, me questionava sobre o encaminhamento de resoluções narrativas, intuitivamente como somente deveras era possível, obviamente não haviam interlocutores, e este aspecto em particular não cessou conforme meu trajeto de leictor se transitava da infância para a adolescência, e da adolescência para a fase adulta, em certo momento me dediquei a esquadrinhar com maior propriedade meu projeto autoral sistemático de leitura crítica, no afã em paradoxos do meu pós-modernismo, rebuscando a “leitura” monumental erradicada desde Hegel, o ultimo Ás da filosofia clássica metanarrativa, minha relação com as humanidades se consolidou com a minha obra ensaística. No sentido de consolidação linear, ou seja, somente um leitor exigente naturalmente de sua fruição imanente em dalgum momento escrevera, não há atalhos, ou hiperlinks ao menos não creio neles... Ler é o carnal escrever simultaneamente, e escrever é o ler encarnado consecutivamente em seu também. As Ciências Humanas têm como objeto de estudo a leitura/reescrita do homem, para além da dicotomia subjectiva ideológica.
4) Como você vê a literatura hoje?
Permito-me segmentar precedentemente esferas de compreensão sobre a questão, a saber: Literatura como fenômeno autoral, Literatura como materialidade física, e Literatura como fenômeno receptor, o fenômeno artístico insere-se na primeira esfera citada, como produção artística da subjetividade verbal discursiva humana, e em alguma medida na terceira esfera mencionada, pois o leitor ao assimilar este determinado substracto alquímico discursivo autoral, necessita dum exercício/experiência não passivo de recepção, ao desdobrar-se para além de si, num determinado laboratorial contexto com mecanismos autônomos de sentido, o intermédio para esta acção de via plural se encontra na segunda esfera, no objeto físico, porém a arte não impera nesta estância, e deveras impera o cardeal sistema frontispício nesta sazão a mercadologia, e embora seja este um conjunto ou conjuntura sistêmica como queiram, é oportuno refletir separadamente para após satisfatoriamente se abarcar-se o todo multiversalista, e não universalista, partamos primordialmente a tratar da mercadologia, compreendida no sistema editorial e seus amalgamas adjuntos na editora: Aquela quem faz a editoração do fenômeno autoral apreendido e findado num formato físico e implica certas resoluções para este objetivar, é necessário pensar num formato diferenciado para cada projeto, e num alinhamento condutor para tal, a figura do editor no pretérito cumpria entre suas funções/atribuições a edição literária, que por mais que se assemelhe em asseveração uma obviedade é necessário certas observações a respeito, a edição literária demandava a priori uma leitura crítica da obra, o editor era então o primeiro leitor critico, que antes de tudo indicava/norteava itinerários na revisão estética, e em precípuo se materializando na efígie do editor das revolucionárias revistas literárias, arqueologia vintage doutrora... Aonde o arcabouço do futuro livro se difundia, não há como não citar os editores/escritores em seus trabalhos de singular relevância, Pound notório por sua poesia, critica e tradução – exerceu com maestria esta função, ao editar um Eliot que era um outro do que viria a sê-lo, sobretudo na Terra Devastada ou outra intitulação a depender da tradução do original, este editor exercia e exercitava simultaneamente a sua escrita de certa forma na escritura do outro, compreendendo-a em seu âmago, para poder se posicionar em sua particularidade, esta é uma afiguração extinta no âmbito literário, porém como o fenômeno editorial se sistematizou e corporificou-se em empresas/corporações empresariais, se é dispensável que o editor tenha esta considerável perícia literária no corpo editorial da empreita comercial, contudo não é dispensável que um membro ao menos desempenhe esta função, não afirmo nesta conjuntura em certa mensuração complexa ,que as editoras ideais são aquelas que tem como editor um escritor ou um perito em leitura técnica, pode ser periculoso quando este escritor e leitor técnico não está satisfatoriamente separado de sua alçada, o problema que enfim perpasso e é pontual é a literatura enclausurada neste sistema definido como mero joguete mercadológico, simplória conjugação de encontrar e alocar nichos de leitura num público-alvo, isto sim me parece ser uma objetivação da arte (das mais nocivas), a arte como mero objeto de consumo perecível, e outro fator é predicado de observação, quando a editora em sua realidade jurídica se torna maior que o autor um ente físico, a exemplo é o que também ocorre em demasia com os concursos literários, quem pespega prestigio para ambas é o escritor e jamais o contrário, como sendo “ela” o veículo de legitimação qualitativa, ou seja, o que se realiza selecionado e disponível em sua “vitrine” de exposição é a verdade “infalível” e endossada da arte naquele momento histórico, e para esta vitrine (exposição) em sua ocorrência de legitimação pragmática se faz presente a função das livrarias, que na maioria absoluta dos estudos de caso pratica um desserviço para o mercado, detendo 50% do lucro no negócio livro sendo apenas um ponto de venda é no mínimo indecente, um aprisionar monetário desleal, tendo mais lucro que a editora e o escritor juntos, aquele que cria e aquela que viabiliza a criação para o público leitor, o que obviamente onera o valor do preço de capa, além das políticas equivocadas de leitura do governo, estigmatizando a casa editorial e o editor no rebuscar do alcance do preço de mercado competitivo, como o chiqueiro e o porco capitalista em sua bem-aventurança, quando a questão exige maior maturação de raciocínio, e nesta “trocação franca” a solução é uma medida anti-literária, a criação e livre fomentação do mercado de subliteratura, de venda fácil e cômoda, uma facilitação da leitura para leitores medíocres numa cultura imperativa de mediocrização, onde abundam best-sellers de hombridade duvidosas, já que sua qualidade e serventia é inquestionavelmente comprometida, nivelando a arte ao rés-do-chão dos anseios imediatistas autoindulgentes da população, uma galeria genérica e generalizante de autoajuda e seus subgêneros, religiosos e pretensamente religiosos, psicológicos e pretensamente psicológicos, fantasiosos que são cosplays do que outrora era um gênero meticuloso, pós-acadêmicos que são literatura/filosofia pop, enfim uma rede organizada e insidiosa de apropriação da terminologia artística/literária, e seu contrário também é verdadeiro e inda mais sintomático, o mercado de literatura marginal e beat, onde é árduo discernir o que é mais pitoresco Augusto Cury, Daniel Galera, Diego Moraes, Angélica Freitas, Marcia Tiburi (sua produção filosófica) ou Paloma Vidal, entre outro escrivinhadores midiáticos... Do qual pouca cousa se salvaguarda em literaturnost, e neste mercado/picadeiro da cultura do espetáculo e pedagogia da coerção o autor tem como partilha vexatórios 10% de direitos autorais, no que quando não um garboso best-seller, estará invariavelmente fadado a investir viciosamente em seu projeto autoral, numa mecânica logica de autosabotagem no mínimo, as academias que formam investigadores cientificistas, (ou deveriam) não os capacitam para além da lassidão displicente e insuficiência teórica de seus reduzidos recortes de formação, estes pesquisadores que não pesquisam, são apenas uma extensão do mercado, revelando o atestado protocolar do que está disponível e comodamente exposto na “vitrine”, e inda com uma óptica parca disto, autores diferençáveis não são desvelados, nesta “peneira dilatada”, nomes relevantes hodiernos não são estudados, apenas é exposto o senso comum refinado dos comentaristas canônicos, não havendo doutras pesquisas austeras em movimento, e estes pequenos feudos “panelinhas” autoreproduzem um discurso tendencioso e não imparcial, resultando num posicionamento mesquinho de secretarias de cultura e curadores de honrarias e distinções literárias, vislumbrando este cenário minha visão da Literatura nos dias de hoje não é promissora, há paradoxalmente mais escritores que leitores, que são escritores que não leem, e a canalhice já não é jocosa e sim obscena, grandes editoras publicando Big-Brothers com justificativas qualitativas unicamente, imagino (e quão bizarro é...) na cúpula destas corporações seus caça-talentos/caça-níqueis peneirando graciosamente Camões e Pessoas em reality shows, aliás as grandes editoras são omissas, acovardadas e perniciosas por não investirem nos novos autores, sendo estes os que detém a possibilidade real de efetivarem a renovação literária no país, quando apenas investem no lucro fácil, as pequenas editoras então assumem esta função mais por necessidade do que por insígnia de nobreza, mas por sua vez, vez por outra... São pequenas grandes aberrações a parte... Editores que são escritores diletantes que se imaginam Pounds promovendo a si mais do que seus escritores, praticando toda sorte de amadorismos, assumindo funções que não lhes cabem por não efetivarem uma equipe editorial, e escritores serviçais que os tem como redentores, em invólucros de mártir e um discurso messiânico cultural, a “panelinha” nefasta de curadores amigos uns dos outros no selo editorial da outra pequena editora, a outra da outra pequena editora publicando qualquer coisa para gerar receita, enfim... E o que o escritor que executa a legitima literatura tem e se situa nisto tudo? A parte isto... No orbital tenebroso do vácuo da criação, neste buraco negro onde o nada impera, e absorve tudo, e é como se nunca houvesse existido, pequenos acontecimentos auspiciosos em torno de obras relevantes são anuladas pelo nada do pragmatismo utilitarista, posso citar algumas pequenas façanhas vilipendiadas... O escritor que traduz um livro obscuro de Pound, que já pavimentou uma obra autoral de fôlego e crivo, o editor escritor que numa obra discute o que é autoral e intertexto numa recriação ilusoriamente apócrifa, e sua produção antecessora que para além das polêmicas se afirma, o escritor/inovador da sintaxe e rítmica poética da Geração 00 que foi descoberto/estudado no exterior e ainda não é satisfatoriamente reconhecido pelos leitores de sua pátria, o escritor pós-moderno que compõem épicos atuais em releituras elípticas e densas do logocentrismo e acumula todas as épocas em sua caligrafia, e é provável que um não conheça ou conheça superficialmente o outro, não por egocentrismo, mas por justamente haver esta dimensão paralela que obnubila a criação artística não categorizada, que também é muito provável que me apresentem cada um deles, pelo menos quatro grandes criadores contemporâneos que eu desconheça, e é fato de reflexão que o primeiro citado pública em edições limitadas de 80 exemplares, mesmo tendo o alcance do público acadêmico, se eu com minha Literatura obter a metade de leitores (estes seletos bons leitores) fiz e partilhei a parte que me cabe... Minha visão concluindo a sua questão caro escritor é apocalíptica, e é oportuno invocar o discurso de Glauber Rocha se sentindo marginalizado por não ver saída para o cinema nacional, que na verdade não se refere este somente ao cinema, nestes termos não há saídas imediatas para todas as artes... Vejo a literatura nos dias de hoje como uma aporia transmorfa...
5) O que (e quem) você leu/lê?
Considero a minha formação como leitor linear e não linear, na significação do canônico e do não reputado abalizado como pertencente ao cânon, contudo equitativamente arquétipo para a história sincrônica e diacrônica da literatura multiversal (já que a universal é um eufemismo eurocêntrico adentro a filosofia da história iluminista que perdura-se inda entre a teleologia...), transitando por nomes clássicos como: Petrarca, Homero, Virgílio, Dante, Milton, Camões, Goethe, Shakespeare, Baudelaire, Rimbaud, Blake, Keats, Byron, Pessoa, Haroldo de Campos, Jorge de Lima, Octavio Paz, Neruda, Pound e Eliot por exemplo (o que dá para formar uma ideia paradigmática). E autores como Mishima, Kawabata, Evola, Guénon, Bataille, Márai, Cioran que para muitos são obscuros ou subestimados. E entre filósofos como Platão, Aristóteles, Rousseau, Herder, Descartes, Hegel, Baudrillard, Lyotard, Derrida. E nomes contemporâneos como Flávio Viegas Amoreira, Dirceu Villa, Marcio-André, Luciano Garcez, E.M de Melo e Castro, Boaventura de Sousa Santos, Andreia Gavita, Karinna Gulias, Pedro Port, Victor Paes, Juan Toro e autores regionais do subúrbio como eu. Nomes como: Marcelo Torres, Clayton de Souza, Neres e Escobar Franelas. Os contemporâneos e os regionais citados estou em processo de assimilação/descoberta... Por imporem dificuldades autorais que lhe são próprias, que as vezes são estéticas tão intricadas e magnânimas quanto os canônicos... (A título de exemplo: Salutz a uma Dama Moura, “Edoardo , o Ele de Nós” e Intradoxos...).
6) Pelas suas referências, percebe-se a importância da literatura e da filosofia em sua formação. Ainda assim respingam ecos de outras expressões, como cinema e artes visuais. O que você vê/procura/pesquisa/segue?
A importância da literatura e a filosofia como formação clássica, ou humanista, e em derredor a presença das artes/modalidades de expressões citadas, quando se pratica uma arte, é indubitavelmente uma arte entre outras possíveis artes, na qual a competência em tema/problematização é desdobrada em performance, e é de facto, uma entre outras, não uma em detrimento doutra, desconsiderar as demais, se não é uma limitação moral é um restringir estético apreciativo, mesmo sendo apenas um consumidor critico, o consumidor crítico de literatura não é um fã, é um leitor, outrossim com (e para) todas as artes, para além da glamourização lorpa dumas mais do que outras (em jactância com a vida efetiva do povo), porém todas sintomáticas desta sociedade espetaculosa, redundante a uma pedagogia do espetáculo, onde para o docente já não basta lecionar, sendo coagido a se travestir de performer, Blake foi um exímio poeta, como obteve maestria sendo artista plástico, conhecer uma entre duas facetas estéticas do visionário é como presenciar apenas uma alma dum corpóreo em falange psíquica. Luciano Berio é desconstrução em música, em fonética de sentidos que se intercalam em sons dodecafônicos, ou seja, não é só de interesse para a música, e ao mesmo paroxismo lógico/funcional não necessita transpassar os limites da música como pretensão, a exemplo do cinema que foi e é capaz de novamente ser muito mais do que um mero entretenimento a servir um sistema ideológico de mercado. Glauber Rocha é Euclides da Cunha e Guimarães Rosa na geometria anti-espinozana de Picasso. (E sem cometer anacronismos.) Minha propensão é verbal, mas meu artífice busca sobrepujar a gramatologia viciosa do verbo cartesiano. Pesquiso esta meta em minhas letras.
7) Suas obras todas são assinadas por heterônimos de origem latina. Por quê?
Não deixa de ser irônico que aqueles a cantar o cabedal da cultura clássica o fazem em notas decadentes, das ruinas daquilo que foi o legado da tradição, Danielle que tem origem italiana e na cultura deste país é um substantivo próprio atribuído ao gênero masculino, e sendo uma ítalo-brasileira pode pertencer aos dois gêneros, o que causa imediata dubiedade, e inda mais excêntrica sendo uma italiana latino-americana, que se observou impelida a viver parte de sua adolescência na periferia de São Paulo, e pratica nesta precariedade com uma erudição inata da cultura eurocêntrica sua literatura de vanguarda no submundo do subdesenvolvimento financeiro e moral, Alessio Forté é de origem galicista e assume seu sobrenome recentemente, embora seu nome seja de origem italiana, que o remete definitivamente a esta etnia, anteriormente assinalando suas produções literárias com o pseudônimo de Alessio Vindita, que percorre o caminho inverso, sendo oriundo da periferia e de seu esplancno compõem sua filosofia pós-moderna que é uma releitura crítica em intertexto metanarrativo da própria história do logocentrismo ocidental, pelos maneirismos técnicos e alegóricos do hodierno dialeto miscigenado da pós-ciência, que se apercebe compelido a se estabelecer momentaneamente no Egito, para reavaliar seus conhecimentos de hermetismo, o que resulta na composição da poética hermética e clássica de seu recente livro de Elegias – uma construção amalgamada de ironias e paradoxos, pela origem de nomes referenciados no vernáculo românico, enveredados entre a tradição e a vanguarda pós-moderna, e alocados no subúrbio latino americano onde se fala português ao contrário de seus vizinhos étnicos, num país de dimensões e contradições continentais. A crítica genética tem a seu dispor estas nuances psíquicas e históricas a se debruçar na heteronímia desta escrita, que é capaz em seus signos próprios de verter e transcriar outros paralelos possíveis, para se investigar pela volúvel constatação ou o depor reticente destes fatos...
8) Como você vê o mundo hoje, após o advento das ditas vanguardas nos últimos dois séculos?
As ditas vanguardas históricas cardeais europeias ruminam o abantesma pós-racionalista do século XIX, entremeio de reação escapista e amalgama eclipsar em cisão dos resquícios em dispersão da metanarrativa iluminista, póstumo a conjunção hegeliana do “avante” vocativo do tempo, que a época in-avante siga seu curso para a quintessência da filosofia da história, cumprindo os programas sistemáticos do idealismo romântico alemão primeiramente, e sendo a pauta para a fenomenologia da imagem, a se estabelecer na união categórica e ontológica dos contrários no século XX, só então é possível historicamente se estabelecer um código de conduta estética para o Avant-garde, que são as vanguardas de fato (historicamente situáveis), há teóricos hodiernos que circulam, circunscrevendo a tese, de que o estabelecido como legado destas, não poderia se fixar na taxionomia semântica do enunciado, o que é um relapso avultar atentando-se para o diacronismo duma corpora teórica e exequível em movimento, prescrito e em repouso apenas somente o que se aloca nos sustentáculos da tradição, em termos pragmáticos a vanguarda “estabelecida” e aceita canonicamente deixa de ser vanguarda, a lógica é simplória, porem de eficácia, a Alma Mater da revolução meta-vanguarda é a ruptura pela inserção coerciva do novo, é certo que as vanguardas que não as referidas históricas, são diferençáveis e em certa medida transmorfas, e cá logo germina-se as suas dificuldades conaturais de investigação, sobretudo pela segmentação e carência funcional de heterogeneidade, mesmo diametralmente entre os pares imediatos das seitas congregacionais/autorais, mesmo havendo certa heterogeneidade nos agrupamentos primeiros e originais, o programa em comum conferia minimamente harmonia ao coletivo, há de fato no mundo de hoje em conformidade com sua pergunta, dois protótipos de vanguarda, uma fronte abundante que pratica experimentos que são notórios exemplarmente como tais, com sua dificuldade técnica, porém com a aceitabilidade e testamento de tal como conquista do sugestivo ao novo, e a outra fronte que é um cercear pelos francos sendo eletiva, artistas/criadores que praticam uma vanguarda de experimentação com um risco elevado de execução, não sabendo se as formulas demandadas e viabilizadas são assertivas em performance, praticando a experimentação sem garantias, e é este o experimentalismo idealmente autentico com um programa sistemático e idealismo particular e intrasferível, (considero-me pertencente e presente nesta opção), contudo novamente ressalto é uma feitura sem garantias oraculares que ocasionalmente poderá devir... Ou o ridículo de tentativas pujantes de infertilidade, ou mesmo o avante do “novo” hegeliano numa época que mesmo a metanarrativa fenomenológica é inviável... O que resulta num mundo de incertezas integralistas para estes que se supõem os visionários do pós-modernismo ou um mundo de certezas mesmo com o colapso das ciências para aqueles que creem a vida e a arte como um trajeto linear e retilíneo para o jubilo da alma...
9) Voltando à literatura, dentro do microcosmo onde estamos situados – periferia, maioria negra, dificuldade de acessos em geral – como você enxerga esse fenômeno dos saraus, dos encontros literários nas escolas, os grupos de discussão nas redes sociais etc?
Este microcosmo citado onde estamos situados é de dimensão colossal, se todo nicho, seja ele qual for, sendo prestigiado ou não, é sempre um microcosmo por não abranger a verossimilhança improvável do todo/uno, a periferia é uma amostragem fidedigna de uma observância referencial e relevante para o macrocosmo, por ser demograficamente significativa, e sobretudo, heterogênea, transcendendo os estereótipos burgueses e a inexorabilidade paradoxal dos pejorativos suburbanos em ouroboros, o discurso homogêneo é uma falácia escolástica eufemística na formação nacional que se perdura indelével em seu pernicioso feitio, eis um mecanismo insidioso de defesa em autômato social introjetado por revelia de simulacros e simulações, que possibilita a aporia dos oximoros, a exclusão pelo excluído, o que evidencia-se no despotismo do oprimido, em contradição e perplexidade anamnésica categórica, as dificuldades de acesso são enaltecidas em parte por aqueles que a superam, logo o pobre que detêm pequenas e validas conquistas no subúrbio, acaba por ser mais elitista que a classe média, e o branco mais cruel e ressentido acaba “macunaimicamente” por ser o negro que é branco, sintomas de depravações do capitalismo pós-estruturalista, em sua perversão periférica, contudo estes fatores não alteram a realidade que citou, apenas caracteriza-a em sua singularidade, a carência de tudo onde o acesso dos mais elementares como nas esferas da saúde e educação, até ao refinamento redundante desta realidade embrutecedora ao se negar o transito e interlocução na cultura, neste cenário os Saraus suburbanos cumprem a função bélica da resistência social, que não é a resistência em riste pelo “grito”, como os ingênuos ousam crer, e sim a resistência pela autogestão, mesmo quando subsidiados pela iniciativa pública ou privada, seus participantes elegem sem intermediadores/facilitadores quais as pautas primazes que os repercutem, e o que é relevante para a comunidade em termos literários, panculturais e linguísticos, onde não há uma pretensa voz a representá-los em psicodrama, Antônio Candido, e uma significativa representação da crítica literária sociológica, se embasam oportunamente por sobre a óptica de um público leitor partindo do barroco, não havendo literatura destituída de um público efetivamente leitor, sem adentrar em méritos argumentativos da literaturnost que por hora não cabe aqui elucidar, é necessário refletir sobre o que vem a ser um público leitor de fato, e fenômenos excêntricos são desvelados ocasionalmente, em poucos lugares existem tão poucos leitores quanto nas livrarias, espaço de convivência majoritariamente burguês, capitaneado pelos best-sellers de autoajudas meta-autocomplacentes, onde se cultua o cadáver da cultura embalsamado pelo subdesenvolvimento, este cadáver vexatório ganha certa sobrevida quando há um programa não tendencioso de discussão nas escolas proporcionando as vivências literárias, e convivências virtuais nas redes sociais, que se não ideais, permitem ao menos que a pauta da arte agonize no sepulcro do letramento, onde os poucos que leem seguem lendo mal pelo analfabetismo funcional, pelas precariedades que lhe são impostas, e por entre as mazelas sociais e de estirpe, eis o sobredito microcosmo colossal do subúrbio, capaz de alocar o encontradiço da literatura marginal e do que é esperado dela, até as letras experimentais e herméticas como a que tracejo subscrevendo-me, filhos da mesma mãe social-demográfica em Alma Mater vernacular autoral que lhe são propícios, por mais que se queira salienta-los como contrários, a contradição certamente não está na heterogeneidade, e os Saraus, encontros e atividades em sistemas públicos e nas mediações virtuais, demonstram a abundância desta vitrine em tempo real e em lusco-fusco...
10) Quais são os seus projetos atuais?
Meus projetos imediatos estão vinculados as minhas publicações heteronímicas, por serem respectivamente uma tetralogia e um trilogia, da qual foram editados apenas o exordio/primeira parte da referida tetralogia assinalada por Danielle Carbonera, título denominado: Attacca Mezzo Forte Incontido (Editora Kazuá, 2014) – Poesia Dramática, e o prelúdio/primeira parte da mencionada trilogia assinalado por Alessio Forté, título denominado: O Draconiano Paradoxal Clamor em Hecatombe ou Ode A Elegias Axiomáticas (Editora Kazuá, 2015) – Poesia Lírica, além do título denominado: Suíte Mezzo Forte Contido (Edição do autor, 2013) – Ensaio, que será expandido. O próximo projeto será o terceiro volume da: Trilogia vernacular em terça corporeidade amórfica incomplacente intangível amálgama com o incomensurável do excelso em corpora verbal na hermética de Sathannas trismegistos de Alessio Forté, que é um Drama Lírico, ainda mais experimental e desafiador que os livros anteriores, em processo de revisão/reescrita finalíssima, isto num cenário ideal, pois na hodierna e volátil sociedade brasileira, é mais árduo publicar do que escrever... Venho publicando não obstante a pontuais grilhões, que se não futuramente envergados, não se viabilizará novas publicações. Escrevendo/lendo/ponderando/articulando prosseguirei por certo, contudo como salientado escrever e publicar são cousas distintas...
11) Tem alguma questão que você gostaria de ter respondido e eu não formulei? Em caso positivo, faça aqui a pergunta e responda, por favor. Obrigado pela riquíssima interação...
Julgo que as questões foram pertinentes ao intuito de propiciar um momento de reflexão sobre o meu projeto autoral, a Literatura e suas adjacências, e agradeço por esta oportunidade concedida de poder expor tantas questões imprescindíveis, num momento sociológico nacional tão afeito ao dispensável, servindo tenazmente o utilitarismo e suas mazelas tão encarecidamente amamentadas... Também aproveito para disponibilizar abaixo os links referentes aos meus livros para os eventuais interessados:
http://www.editorakazua.net/catalogo/attacca-mezzo-forte-incontido-laercio-aparecido-da-silva
http://www.editorakazua.net/catalogo/o-draconiano-paradoxal-clamor-em-hecatombe-ou-ode-a-elegias-axiomaticas-de-laercio-aparecido-da-silva
https://pagseguro.uol.com.br/checkout/nc/cart.jhtml?s=de0fa8c5c1ef5bd52a7e10b607aecfed73da9b83114c698aa9dcf8015429094a8f3ca2d36779bcbc#rmcl
http://www.livrariacultura.com.br/p/attaca-mezzo-forte-incontido-42893187
http://www.livrariacultura.com.br/p/o-draconiano-paradoxal-clamor-em-hecatombe-ou-ode-a-elegias-axiomaticas-46130484
foto: Luka Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário