Pesquisar este blog

23.11.18

João Timane em Sampalândia

João Timane e eu em Monteiro Lobato. Foto de Beth

Um dos grandes nomes das artes moçambicana deste século, o jovem João Timane esteve em São Paulo para diversas atividades, como encontros, apresentações e exposições.  
Convidado pela Beth (editora do portal Entrementes, de São José dos Campos, e do qual sou colunista) para eventos no Vale do Paraíba, me comprometi com ambos de que o buscaria em Diadema (Grande São Paulo), na casa do artista angolano Paul Afonso Chavonga, onde Timane estava hospedado, para levá-lo a São José.  
Momento especial de minha vida: encontrar um artista que admiro à distância, poder abraçá-lo e trocar muitas ideias, informações e impressões, é um momento que esculpi no mármore da memória e envernizei com a afetividade deste dia auspicioso. Rodar com ele pela Ayrton Senna (antiga Trabalhadores) e a Dutra, ouvindo-o dissertar sobre sua vida em Moçambique, influências, amizades, gostos, exposições, vida política de lá e de cá e outros assuntos afins, foi de grande valia, um momento eternizado como suas melhores obras.
Para completar com "a cereja do bolo" deste encontro, chegamos a SJC, com a Beth - solícita e desprendida, como sempre - nos convidou para almoçarmos em Monteiro Lobato, cidade de ótimas lembranças, pelas diversas oportunidades que pude passear em suas ruas bucólicas na companhia do saudoso poeta e jornalista Dailor Varela. Lá, passeamos pela praça central, degustamos algumas iguarias locais e encontramos gente bonita de sorrisos acolhedores e palavras hospitaleiras. Mais momentos deliciantes para guardar na gaveta embelezada pelas cores das boas lembranças.  
Pelo meio da tarde, deixei-os, pois tinha compromisso em Sampalândia naquela mesma noite de 30 de outubro, uma das poucas mas memoráveis desse ano esquisito que estamos vivendo. Obrigado, Timane, por trazer cor, flor e calor a nós, nesse inverno social que estamos passando.

Mais sobre o artista visual João Timane: https://www.facebook.com/joao.timane
Sobre o Entrementes: https://entrementes.com.br/category/colunistas/escobar-franelas/

João Timane e Beth, em Monteiro Lobato. Foto EF


Nenhum comentário: