Pesquisar este blog

30.11.18

Meu filme na programação do Sesc Itaquera

Amanhã, 1º de dezembro, o documentário "São Miguel - Destino: Movimento Popular de Arte", será exibido às 13h no Sesc Itaquera. O filme de 54 minutos, que dirigi e produzi em parceria com o coletivo Lentes Periféricas e a produtora DMK+G, fala da trajetória do Movimento Popular de Arte  (MPA), que neste ano está celebrando 40 anos de agitação cultural e artística na região de São Miguel, zona leste da cidade de Sampalândia.
Logo após a exibição do filme, haverá uma roda de conversa com a participação de Eliana Mara, poeta e pesquisadora e fundadora do MPA e Gilberto Nascimento, jornalista também egresso do MPA e que foi o primeiro a estudar o fenômeno de forma mais sistemática.

https://www.sescsp.org.br/programacao/174615_SAO+MIGUEL+DESTINO+MOVIMENTO+POPULAR+DE+ARTE
"O documentário, com base em 27 depoimentos inéditos, fotos e vídeos, retrata aquele que é considerado por muitos como o primeiro movimento cultural organizado na cidade de São Paulo, surgido em dezembro de 1978: o Movimento Popular de Arte. Com 54 minutos de duração, o filme contribuiu para o entendimento do contexto histórico de um Brasil que tateava em busca de redemocratização em seus aspectos políticos, sociais, econômicos, culturais e artísticos.

Em quase 50 horas de gravação, o filme recupera o contexto local, a importância da Capela Histórica (1622), na Praça do Forró, a contextualização do fazer arte independente num circuito periférico, o sistema de autogestão para projetos como a Casa do MPA e o Circo MPA (de 1985, que recebeu artistas como Tom Zé, Inezita Barroso, Belchior, Walter Franco, Zé Geraldo e Tetê Espíndola, entre outros), além do legado que deixou para as gerações seguintes.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes 
O MPA nasceu dentro do período em que a ditadura militar ainda imperava no Brasil, e mesmo assim propôs um inédito ativismo cultural em todas as linguagens artísticas, dando voz e vez para que artistas locais pudessem apresentar-se como criadores de seu próprio saber, em seu espaço e tempo. Ao mesmo tempo, o grupo trabalhou intensamente na formação de público para estes artistas e pensadores locais. Para tanto, foram criados diversos mecanismos de interlocução com outros movimentos sociais organizados, como os movimentos de luta por moradia e saúde, além de sindicatos, escolas, universidades, grupos de teatros e outros movimentos culturais organizados e setores progressistas da igreja católica.

Escobar Franelas é cineasta, escritor e educador. Formado em História, tem 4 livros lançados. Há trinta anos trabalha com produção audiovisual, tendo roteirizado, produzido e dirigido filmes em diversos formatos e gêneros. É um dos gestores da Casa Amarela - Espaço Cultural, em São Miguel Paulista. Faz parte do coletivo de audiovisual Lentes Periféricas e é um dos organizadores da mostra de cinema Curta Suzano."

https://www.sescsp.org.br/programacao/174617_BATEPAPO+SAO+MIGUEL+DESTINO+MOVIMENTO+POPULAR+DE+ARTE
"Roda de conversa que celebra os 40 anos de existência do movimento que surgiu em São Paulo em 1978, sendo considerado por muitos estudiosos como o primeiro movimento cultural organizado na cidade, o Movimento Popular de Arte (MPA). O bate-papo é mediado pelo realizador do filme, o cineasta Escobar Franelas, e tem como convidados/as a educadora e poeta Elina Mara Chiossi e o jornalista Gilberto Nascimento.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes 
O MPA nasceu dentro do período em que a ditadura militar ainda imperava no Brasil, e mesmo assim propôs um inédito ativismo cultural em todas as linguagens artísticas, dando voz e vez para que artistas locais pudessem apresentar-se como criadores de seu próprio saber, em seu espaço e tempo. Paralelamente, o grupo trabalhou intensamente na formação de público para estes artistas e pensadores locais. Para tanto, foram criados diversos mecanismos de interlocução com outros movimentos sociais organizados, como os movimentos de luta por moradia e saúde, além de sindicatos, escolas, universidades, grupos de teatros e outros movimentos culturais organizados e setores progressistas da igreja católica.
Escobar Franelas é cineasta, escritor e educador. Formado em História, tem quatro livros lançados. Há trinta anos trabalha com produção audiovisual, tendo roteirizado, produzido e dirigido filmes em diversos formatos e gêneros. É um dos gestores da Casa Amarela - Espaço Cultural, em São Miguel Paulista. Faz parte do coletivo de audiovisual Lentes Periféricas e é um dos organizadores da mostra de cinema Curta Suzano.
Eliana Mara é escritora, compositora, roteirista, crítica literária e professora. Doutora em Letras, com ênfase em Estudos Culturais e Escrita Criativa. Autora de Fábulas Delicadas (2009), também atua com mentoria e assessoria na área de Comunicação e Expressão. É colunista do jornal A Voz da Favela. Integrou o Movimento Popular de Arte desde o início. Atualmente mora no Rio de Janeiro.
Gilberto Nascimento é jornalista especializado em Direitos Humanos pela Universidade Columbia. Trabalhou nos principais veículos de comunicação do País: Folha de S. Paulo, Estadão, O Globo, Jornal do Brasil, Istoé, Carta Capital, TV Record e Correio Braziliense. Foi oficial de comunicação do Unicef e fez parte do Movimento Popular de Arte (MPA) na década de 1980."

Nenhum comentário: