Pesquisar este blog

25.3.13

Apresentação do livro Meu Milhão de Amigos (Costa Senna)

Faz "apenas" 15 anos que fiz esta apresentação para uma obra sensacional do grande cordelista brasileiro Costa Senna. Aliás, nessa obra fiz de tudo um pouco: além de apresentá-la, como faço agora ao publico internético, também ajudei na revisão e na digitação dos textos. É isso...




MEU MILHÃO DE AMIGOS
COSTA SENNA
Apresentação
A primeira vez que “vi” Costa Senna foi consultando ao acaso um pequeno tesouro bibliográfico – O Trem das Sete, vários autores, Col. Vox Populi, Nova Sampa editora, 1994 – publicado em papel-jornal com (anti?)ensaios e depoimentos em memória e a respeito dos cinco anos da morte de Raul Seixas. Lá, Senna dava depoimentos e tecia comentários sobre a catarse que regia o estado mental do criador de Maluco Beleza.
O sortilégio veio em seguida, quando vi Ria Até Cair de Costas, no qual ele dividia o palco com o genial músico Cacá Lopes, oportunidade em que o conheci. Menestrel noir ou entertainer mambembe, Senna corria o mundo fundindo literatura popular com a gestualidade dionisíaca, usando uma técnica inusitada e um carisma vibrante, com uso inovador de toda a universalidade possível ao gesto e à voz, responsáveis pela perfeita simbiose com seu público.
...
O autor-ator interage através da disposição musical de seus versos, estruturando elementos, fazendo uso do próprio corpo e, às vezes, até mesmo de um instrumento físico (quase sempre um violão), para nos fazer chegar à música. Cria, assim, dimensões fonéticas e estéticas que licenciam uma compreensão mais profunda de seu universo de tantas inquietações sociais e a ludicidade que nos obrigamos a buscar a cada momento, usando o sonhar como parâmetro. Todos hão de convir comigo e com o Poeta: sonhar é bom e necessário. Aliás, por que não dizer que, em certos aspectos, deveria ser obrigatório?
Neste Meu Milhão de Amigos, o autor se desprende de toda amarra verbal, renova as possibilidades tonais da métrica cordelista, com rimas ora simples (sem os pedantismos de uma falsa erudição), ora complexas, provocando uma fissura no legado da tradição, mas sempre indicando caminhos. Tudo dentro de uma musicalidade repleta de variações harmônicas e dissonâncias rítmicas:
Poeta Celso de Alencar
Não torne a vida vazia
Esqueça o futebol
Continue na poesia
Faça feijão com arroz
Isto é, trabalhe os dois
Numa só harmonia.
Mas não pensem os incautos de plantão que seus versos são compostos in albis. O autor de encontros como
(...) O mundo é do c( C )riador
A mente
que não criou
Viveu e
Morreu vazia. (...)
não poderia jamais estar amiúde no meio do caminho. E o estudo (canto) do p(P)oeta vai mais longe. Em
 (...) Toco, grito, canto, corro
Não morro mesmo
morrendo
Não fujo do
compromisso
E creio que vai ser isso:
Eu morro e sigo
vivendo. (...)
há uma decodificação mais vasta e abrangente, em que o diamante em estado bruto não chega a ser lapidado; antes abandona-se à dura realidade cotidiana, oferecendo-se como cadáver para ser dissecado em incursões metalingüísticas. O poema não é decupado até o extremo de si, para que dele, nós – receptadores em imanência parabólica de seu mundo – extraiamos toda a essência. A partir de então o devaneio permite manifestações tanto mais caudalosas quanto mais sutis, todas inerentes ao humano ser.
Costa Senna nasceu sob o sol tropical do Ceará. Foi soprado em diferentes direções, navegando por água, terra e ar. Conheceu pessoas, as mesmas que hoje ele exalta nesse nosso Meu Milhão de Amigos. Seu destino era alvo de Sagitário e foi assim que chegou às praias de cimento e vidro de São Paulo em 1990. Conheceu os tipos mais distintos, vislumbrou o mundo das chamadas minorias, desvendou os vãos da grande metrópole. Dessa miscigenação atenta ao humano nasceu este livro, uma celebração atenta àqueles que habitam seu mundo.
No ápice de seu processo criativo, Senna não para. Neste momento já está preparando O Lobisomem da Avenida São João, sua primeira investida no universo ficcional.
Seu olhar, cantar, dedilhar, seu sonhar; tudo novo. De novo!

Nenhum comentário: