Pesquisar este blog

8.12.13

Lançamento de Antologia Poesia 2013

60% da trupe reunida. Foto: Lucineia Ribeiro
Organizada pelo educador e escritor Marciano Vasques, a Antologia Poesia 2013, com 30 poetas do Brasil e outros países, foi lançada oficialmente na Biblioteca Viriato Corrêa, na Vila Mariana, em São Paulo na última sexta, 6 de dezembro.
Contando com a presença de boa parte dos poetas convidados para o livro e um grande público, a noite de autógrafos foi precedida de uma série de eventos musicais, o que tornou inesquecível o encontro de poetas na zona sul da capital.
A abertura contou com as presenças marcantes da cantora e poeta Ana Claudia Marques, ela também participante da coletânea organizada pelo Marciano. Outros que ilustraram a noite foram o cantor e compositor Jocelio Amaro, a cantora lírica Denise Yamaoka e o ventríloquo Beto Fantoches, que compareceu dando voz à Sapabela, a hilária personagem de Vasques.

Acompanhada pelo piano delicado e inspirado de Maumau Bonanno, Ana cantou "Partida", "Lima" e "Conversa", três pérolas de sua autoria, que estarão em seu cd, a ser lançado em breve. Interpretação sutil, em sintonia perfeita com as mãos do pianista e um repertório bem elaborado foram a tônica do set-list da poeta e cantora. Jocélio e seu violão eram convidados já previstos na programação. A voz arrebatadora e poderosa do cantor aquiesceu e prendeu todos os sentidos da plateia presente com três estandartes do autor: "Os Fiscais" (dele com Marciano Vasques), "Literário Amor" (dele com Célio de Souza) e "América Católica", dele apenas.
Denise Yamaoka brindou-nos com uma voz igualmente potente e celestial. Tendo o violão clean de Guto Hazuki como parceiro, ela ofertou-nos "Quem sabe?", canção de Carlos Gomes já gravada pelos Agnaldos Rayol e  Timóteo, entre outros, e também "Shinda Otoko Nokoshita Monowa", de Toru Takemitsu. E eu, no aconchego da poltrona, comento com a poeta e educadora Ignês Sollua, que está ao meu lado, "nem preciso de mais nada, a noite já está paga, bem paga". Posso estar enganado, mas desconfio que o sorriso de Ignês foi de concordância.
Quando a previsão do tempo indicava que era hora de começarmos a sessão de autógrafos, eis que Sapabela, emblemática personagem criada por Marciano e que está em páginas de diversos jornais do Brasil, surge no palco para uma visita. A bela sapa, uma criação de Beto Fantoches, veio de Santos, SP, para cumprimentar seu criador e saudar o público presente. Logo após, serelepe, saiu para perambular entre os convidados.

A Antologia Poesia 2013  é uma ideia de Marciano, para congregar poetas de todas as partes do mundo, com os quais ele dialoga. Além de encontrar líricos inconsequentes no território nacional (São Paulo, Ribeirão Preto, Santos, Uberlândia, MG e Santa Maria, RS, estão entre os lugares alcançados pela Antologia), Marciano ainda trouxe para o convívio sob a mesma obra, poetas de outras distâncias. Assim, temos a companhia de Miguel Almeida (Portugal), Virtu Doncel (Espanha), Izelia Armando Cossa (Moçambique) e Rocío L'Amar (Chile). 

A obra contextualiza um momento único da produção poética mundo adentro. Dele, com certeza podem ser pinçadas contundentes artesanias poéticas como "tantos verbos ao redor / contas culpas a pagar" (Hélvio Lima, p. 41). Ou - quem sabe? - podemos eleger essa "É da sabedoria do sol / virar a cabeça do / girassol em campos / semeados de luz." (Haydée Hostin, p. 39). Por último, apenas entregando um pouco do sabor licoroso do livro, um último momento de degustação: "Entre o azul do céu / e o azul do mar / um sábado ártico pra navegar" (André Luís de Oliveira, p. 16).

A meia noite se aproxima velozmente, eu e Akira estamos dependentes do metrô, que depois virará abóbora. Trocamos abraços afetuosos, cartões, números de telefones, endereços no Facebook com todos e nos despedimos da turba. O sapatinho que optamos por esquecer é nosso olhar súplice de uma saudade dos novos amigos que conquistamos. Zarpamos com pesar, mas partimos, a longínqua zona leste nos espera. 
Foi, com certeza, uma festa bonita, para uma noite inspirada numa obra que, como o nome já o diz, é pura antologia.
A arte de Ana Cláudia e Maumau. Foto de Giani Peres
Antologia Poesia 2013. Invenção de Marciano Vasques

Jocélio Amaro, convidadíssimo. Foto de Giani Peres

Os presentes, de presente. Foto de Mara Pittaluga

20% da trupe. Foto: Ignês Sollua


Nenhum comentário: