Pesquisar este blog

26.11.11

Voo Livre, de Alexandre D´Lou - Estreia na Cinemateca

Ontem, na noite de uma sexta-feira linda na Sampalândia, foi a estreia de Voo Livre, curta de Alexandre D´Lou. Baseado em fatos reais, o filme conta a história do suicídio de uma garota no momento da festa de seu aniversário.
D´Lou, que também é fotógrafo e arte-educador, buscou neste Voo Livre algumas saídas interessantes e inusitadas para distinguir seu filme. Chama a atenção, entre outras coisas, a desadesão de trilha em momentos de tensão dramática e suspense, viabilizando efeitos climáticos pela via inversa na cinematografia a que estamos acostumados a ver. Para preencher essa "necessidade semiótica" da linguagem, Alexandre buscou então uma fotografia fílmica densa, com coloração expressionista, que ajudasse a realçar as sugestões do enredo. O resultado é muito satisfatório, ainda mais quando somos surpreendidos pela informação de que o filme é a estreia dele na direção.
O próximo passo já está do cineasta é a produção de um documentário sobre a Revolução Paulista de 1924, também conhecida como "a revolução esquecida".
Outros curtas exibidos na noite Curta Cinemateca Especial foram Nego e Velho Mundo, ambos de Armando Fonseca, Conversão, de Jr. Aragaki; Rabiscroto, de Marcelo Terreiro; e o (ótimo) documentário Cocorobó, de Cyro Sadeh e Mariana Costa Di Lello.
A troupe e Alê D´Lou (camisa azul)


Vôo livre, de Alexandre D’Lou
São Paulo, 2011, vídeo digital, colorido, 5’ 
Michelle Dias, Isa Diaz, Marco Antonyo e Anita Abrantes

Um comentário:

Anônimo disse...

valeu pela matéria querido. Abraços