Pesquisar este blog

27.11.11

Tarde de Autógrafos - Coletânea Serafin dos Poetas

Ontem, sábado, com uma tarde radiante, tive uma das experiências mais ricas em minha vida. Fomos eu, meu filho João, meu neto Arthur e minha afilhada Susan participar da tarde de autógrafos no lançamento de uma coletânea de poesias feitas por crianças. Obra do incansável militante literário Marciano Vasques (http://casaazuldaliteratura.blogspot.com/).
Depois de criar um blogue para que essas crianças pudessem se expressar através da imantação poética, Marciano viabilizou (com recursos próprios, diga-se), a publicação do livro Serafin dos Poetas (SP: Casa das Aventuras), com a participação de 33 poetas, todos alunos do Ensino Fundamental I da escola Pe. Serafin Martinez Gutierrez, na Cohab, zona leste da Sampalândia.


O livro Serafin dos Poetas

A tarde radiosa prenunciava uma certa apreensão, já que o fato era uma novidade que eu nunca presenciara. Chegando à escola, porém, eis-me diante de uma reunião não prevista, os alunos, em suas mesas ornamentadas com papel crepon lilás e belas violetas, fazendo um enorme círculo. Solícitos pais, tios, avós e outros familiares e prestigiadores, todos em volta, exemplificam a beleza do momento de todos aquelas crianças, poetas de verdade única e lírica, para dizer explicitamente apenas "o mínimo".

Crianças poetas (ou o correto seria poetas crianças?)

Por todo o pátio da escola via-se a intensidade dos trabalhos dessas (e de outras crianças), nos cartazes, instalações e dobraduras-poemas, todos ilustrando a profunda experiência transformadora a nós permitida pela arte, cultura e exercício da cidadania.
Após uma breve digressão do próprio Marciano, dando o evento como aberto, nos deleitamos com os autógrafos, quando os poetas puderam vivenciar uma experiência pela qual já passei e que sempre gera um desconfortável frio na barriga. Imagino a cabecinha deles naquela hora...

Exposição do fundo marinho com material reciclável

Exposição

Marciano Vasques dando início à tarde de autógrafos



Um comentário:

Alessandra Espínola disse...

que lindoooo! Ai, essas coisas ainda são bem possíveis! As crianças merecem!