Pesquisar este blog

18.4.19

A trajetória literária de Xico Sá, em Suzano

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna
Sacolinha e Xico Sá. Foto de Luciana Regina Basílio
Ontem, 17 de abril, foi uma noite mágica para quem se dispôs a ir até o Centro Cultural Francisco Moriconi, em Suzano. Foi lá que o escritor Sacolinha recebeu o jornalista e também escritor Xico Sá para um bate-papo sobre literatura. Organizado pela Associação Literatura no Brasil em parceria com a Secretaria da Cultura de Suzano, o evento - Trajetória Literária, que acontece desde 2005 na cidade e já recepcionou nomes como Ariano Suassuna e Sérgio Vaz, entre outros - recebeu um considerável público no auditório Orlando Digênova.

Sá discorreu sobre sua infância, no Sítio das Cobras, no sertão do Cariri, Ceará. Ele emocionou-se com a presença na plateia de uma amiga de infância, dona Rubenice, que reside na cidade e veio ao evento especialmente para prestigiá-lo. Dentro da "linha do tempo" biográfica, o autor comentou sobre sua saída do sertão, as experiências da juventude em Recife, a formação em jornalismo. Em sua digressão, rememorou os tempos de repórter policial e esportivo, a mudança para São Paulo para trabalhar no jornal Folha de São Paulo, onde ficou por quase duas décadas. Instado por Sacolinha, Sá dissertou sobre sua reportagem mais famosa, quando localizou em Maceió o ex-tesoureiro da campanha de Collor, PC Farias, na época um foragido da justiça. Outro assunto abordado por Sá refere-se à sua proximidade com os precursores do movimento mangue-beat.

O autor - que estava lançando seu livro mais recente, Sertão Japão (de haicais) - também falou sobre sua carreira literária, que era sua ambição inicial e tornou-se, com o passar dos anos, em uma via paralela que a todo momento se intersecciona com sua produção jornalística. Na segunda parte do encontro, Sá interagiu com o público presente, respondendo a perguntas e fazendo apontamentos sobre o momento político, social e cultural do país, além de debater sobre a carreira de escritor e sobre o protagonismo feminino.

Além de colunista da FSP, Xico Sá também foi integrante da lendária equipe de comentaristas que compunham o programa Cartão Verde, na TV Cultura, que contava também com o ex-jogador Sócrates na bancada. Também fez parte dos programas Saia Justa e Papo de Segunda, ambos do canal GNT.

Autor de mais de uma dezena de livros, além de participações no cinema e no mundo fonográfico, Sá explanou ao público presente um panorama abrangente sobre o fazer jornalístico e sobre as questões que permeiam a produção literária no Brasil atual. 

Ao fim, ainda presenteou-nos com uma sessão de autógrafos e fotos.


A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sentadas e multidão
Foto de Luciana Regina Basílio

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
Foto de Luciana Regina Basílio

Nenhum comentário: