Pesquisar este blog

4.4.19

Palestra: "Conhecendo a Região Leste de São Paulo"


Ontem, 03 de abril, proferi em Suzano uma palestra seguida de debate intitulada "Conhecendo a Região Leste de São Paulo". O evento abriu o 9º ano da Comunidade do Conto, em Suzano. 
"Conhecendo a Região..." é uma roda de conversa ampliada baseada em meu livro "Itaquera - Uma Breve Introdução" (2014). Todavia, se na literatura o recorte versa sobre Itaquera e adjacências, já nas primeiras apresentações, ainda em 2014, observei que teria que sair da limitação geopolítica e oferecer uma visão panorâmica sobre todo o território leste do estado de São Paulo, ou seja, além da zona leste da cidade de São Paulo, o debate avançaria sobre a região do Alto Tietê, abrangendo em determinados momentos o Grande ABC, o Vale do Paraíba e Baixada Santista.
E foi sobre isso que conversamos no encontro de ontem, abordando questões históricas associadas a outros elementos das ciências humanas, como ocupação do solo, urbanização, desenvolvimento agrário, questões etnológicas, sociológicas, culturais, políticas e econômicas. 
Em quase três horas de bate papo, foi possível percorrer um caminho historiográfico a partir da chegada de Martim Afonso de Souza em São Vicente (1531), até o estudo de casos recentes cujo escopo é o entendimento das questões que permeiam a imigração intensa vivida no território brasileiro, principalmente por latino-americanos, como haitianos, bolivianos e peruanos, assim como de imigrantes de diversos países da África. 
Baseados nessas premissas, conseguimos discutir questões importantes para a formação do Brasil, como a influência da hidrografia na posse do solo, o apresamento de índios pelos primeiros jesuítas, a escravidão de negros, a importância do café e das linhas ferroviárias, o extermínio da etnia Guaianá no século 19 e o desenvolvimento industrial  já no início do século 20, entre outras coisas. 
Comunidade do Conto é um projeto dirigido pelo escritor Sacolinha e produzido pela Associação Cultural  Literatura do Brasil. O evento, que acontece mensalmente,  prevê um encontro onde um determinado tema é debatido e que depois as pessoas interessadas participantes deste encontro produzam um texto fictício para ser lido em roda no mês seguinte, para apreciação e apontamentos críticos das outras pessoas que compõem a roda. No fim do ano é publicado um fanzine com um dos textos selecionados de cada participante.
O próximo encontro será em 8 de maio, onde serão lidos os contos produzidos a partir do tema de ontem. O evento é gratuito e acontece Centro Cultural Moriconi, à rua Benjamin Constant, 682, centro de Suzano.


Fotos: Sidney Leal e Sacolinha

Nenhum comentário: