Pesquisar este blog

23.11.12

Um ano sem Raberuan - um show de homenagens

Ontem à noite o CEU Parque São Carlos tornou-se um templo. O motivo era prestar um culto à memória, à poesia, à musicalidade, à vida ímpar de Raberuan, o crooner do Ermelino. Raberuan subiu para as estrelas em 18 de novembro do ano passado, mas sua música cresce a cada dia. 
Sacha e Akira - "Emocionais" MC´s (foto de Francisco Xavier)

Prova disso foi o encontro no palco do CEU, que reuniu, além do Sachinha Gabriel - organizador do evento e mestre de cerimônia - seu pai, Sacha Arcanjo, o sempiterno parceiro de Tião, um dos codinomes do Raberuan - e o poeta Akira Yamasaki, que o resgatou do limbo, por volta de 2002, quando Raberuan estava "escondido" lá no Arizona, Itaquá.
Fabinho Lima - emocionado e emocionando (foto de Francisco Xavier)

Tangidos pela emoção, aqueles que subiram ao palco fizeram um show incerto e sincero, com diversos deslizes e esquecimentos, típicos de quem está mais emocionado do que as luzes do palco permitiam ver. Mesmo assim toda a nata da região passou por lá e deu seu recado comovido, desde Eliel Lima, Fabinho Lima e Edsinho - "Gordo" - Tomaz de Lima, até Sara Pitanga (filha), Tiago Pedro (filho) e Claudia (última esposa), passando por Daniel Marques, Samara & Ébios, Ravi Landim, Tião Baía, Nando Z, Tiago Araújo e Valter  Pasasrinho, todos tomados pelo mesmo torpor e amor, à presença visceral - e cada vez mais essencial - de Raberuan.
Akira, "Pitanga", "Pedro", Claudia e Sacha - "família" Raberuan (foto de Francisco Xavier)

Precedidos pelo clipe No Quintal do Sacha, cuja música e letra são do Bentevi (outra alcunha que Raberuan ganhou, depois de musicar o poema seminal de Akira), um a um, todos o que pegavam no microfone sacavam antigos versos, ou tocavam e cantavam velhos sucessos, na verdade choravam e celebravam sua arte, provocavam uma epifania, enfim, que aludia à vida intensa e breve do mestre partido. Mestre musical, mas também nas ciências da vida, como bem lembrou Sachinha, já no final do evento, antes que Sachão chamasse todo o povo para brindar Raberuan com o a malemolência de Jangadeiro, emblemática canção dos dois, a dupla  roberto&erasmo (ou lennon/maccartney, como queiram!) são-miguelina.
Haja lágrimas para regar as sementes na memória!
Eliel Lima - "Raberuan era mestre, pai, irmão, tudo!..." (foto de Francisco Xavier)

Nenhum comentário: