Pesquisar este blog

6.8.13

Resenha - livro: Um Demonio que Ruge e Um Deus que Chora (José Antônio de Souza)




Partindo de um pressuposto polêmico, mas defendido com pertinência e argumentado com rigor, (...)Em Bilac, toda nudez será exaltada. Em Nelson, toda nudez será castigada. O primeiro tem a virgem e quer a puta; o segundo tem a puta e quer a virgem.(...) (p.20) José Antônio de Souza traça em “Um demônio que ruge e um deus que chora – presença de Bilac em Nelson Rodrigues” sutis recortes analógicos às obras do mestre parnasiano e do Anjo Pornográfico, Olavo Bilac e Nélson Rodrigues, respectivamente. Para Souza, ensaísta, mas também reconhecido como talentoso dramaturgo (Crimes Delicados, entre outros trabalhos), roteirista de tv (Grande Sertão: Veredas, por exemplo) e cinema (Reflexões de Um Liquidificador é sua autoria mais recente), Souza aqui nos apresenta outra faceta pouco conhecida de seu repertório: leitor voraz e crítico intuitivo, ajuda-nos a ver (e compreender) a inusitada aproximação do desbocado Nelson com o lírico Bilac.
Poeta mais exaltado da literatura brasileira no século 19, e que sobrevive naturalmente, sem os ruídos histriônicos dos acadêmicos ou da mídia obtusa, até esse início de século 21, Bilac foi, na feliz interpretação de Souza, um precursor, ou antes, predecessor, da obra teatral mais contundente do século 20. A leitura que o debochado Nélson fez do parnasiano Olavo, de versos elaborados com sutileza

(...) O Amor, botão apenas entreaberto,
Ilumina o degredo e perfuma o deserto. (...) (p. 23)

permitiu que surgisse em seu teatro efeitos poéticos de mesma lavra e procedência, conforme nos convence o autor, citando a peça Senhora do Afogados (1981):
(...)Noivo (...) Ah, se tu visses os ventos ajoelhados diante da ilha! (...) (p. 51)
Chamado pelo ensaísta de Anjo Tutelar, Bilac sorvia vorazmente a taça lírica da morte, do tempo, da solidão e – também – do amor. Disso tudo, mas também bebendo nas fontes de Augusto dos Anjos e Fiodor Dostoievski, Rodrigues – o Anjo Exterminador, segundo Souza – vivia sua “angústia sem nome”, seu patetismo adolescente, a dor aguda de ter presenciado a morte estúpida do próprio irmão (1929), a morte lenta do pai meses depois, os embaraços financeiros nos quais a família envolveu-se na década seguinte. Daí que sua pena alvoroçou-se em fina ironia.
Não por acaso, Souza enumera 

“(...) Ele não falou de Bilac (...) eu quase diria que ele foi Bilac numa 2ª edição teatral, na transposição da poesia do verso para a poesia do palco. Eu exagero? Pode ser que sim, pode ser que não, pode ser que talvez.”(...) (p. 154)

Longe de serem distantes ou opostos, a obra elucida todos os pontos que complementam um ao outro. E pondera que em ambos pontificavam as mesmas paixões: amor desmedido à pátria.
Sintetiza, por fim, fazendo uso adequado dos versos de Bilac: 

Não és bom, nem és mau: és triste e humano. (...) Um demônio que ruge e um deus que chora.” (p. 167)

“Um demônio que ruge e um deus que chora – presença de Bilac em Nelson Rodrigues” é, portanto, uma pepita de valor inestimável na leitura do work in progress da literatura e dramaturgia brasileiras, a partir do último quarto de século XIX até o presente momento. Pois a influência de ambos permanece. E José Antonio de Souza nos dá conta dessa proximidade, com clareza e familiaridade, discernimento possível somente àqueles que sabem do que falam. Ou do que escrevem. Souza sabe.


Um demonio que ruge e um deus que chora – presença de Bilac em Nelson Rodrigues, José Antônio de Souza. SP: Giostri, 2011, 1ª edição. ISBN: 978-85-60157-61-7

(Rodrigues, N. Senhora dos Afogados. Teatro Completo. SP: Nova Alexandria, 1981)

* Mais sobre o autor: http://www.imdb.com/name/nm0211789/?ref_=fn_al_nm_1

 


Nenhum comentário: