Pesquisar este blog

17.7.19

Um textículo: "lula e o polvo"


Lula, ao contrário de outros animais do mesmo filo, não possui uma casca externa dura, mas um corpo externo macio e uma casca interna. Além disso, faz parte ainda da classe dos cefalópodes ("pés na cabeça"), um grupo que também inclui o polvo, o choco e o náutilo. Lulas não tem mais que 60 cm de comprimento, mas já foram identificadas Lulas-colossais, com 14 metros.
Atualmente, as receitas com Lula são facilmente encontradas espalhadas pelo Brasil e elas podem ser servidas de diversas formas. Já o polvo é um pouco mais difícil de encontrar e não tão comum na nossa culinária. Mas a verdade é que ambos merecem uma chance de serem experimentados.
Quem já provou Lula, sabe que possui uma textura um pouco elástica. O polvo, no entanto, é um pouco mais consistente e macio.
O sabor dos dois também é um pouco diferente: o polvo tem um gosto mais marcante e presente, enquanto Lula tem um sabor suave. Um detalhe importante sobre esses dois é que, para preservar seu sabor e textura, é preciso saber o tempo e a temperatura certa para o cozimento, pois, do contrário, eles podem ficar muito duros.

Lula
Riquíssima em ferro, ela é uma boa escolha para quem sofre de anemia. O ferro é um mineral muito importante para as mulheres, já que ele ajuda para combater os sintomas da TPM, como as mudanças de humor e até as tonturas.
Outra qualidade de Lula: ela tem antioxidantes, substancias importantes para o combate dos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce e as temidas rugas.

Polvo
O polvo é rico em vitamina B12, importante para o bom funcionamento do cérebro e da nossa memória. Quem está em dieta de emagrecimento, o polvo é uma boa pedida, pois tem baixas calorias. Confira 3 receitas com esse ingrediente: camarão e polvo ao leite de coco, polvo assado à moda do porto e vinagrete de polvo. 

*Fontes primárias: https://blog.tudogostoso.com.br/dicas-de-cozinha/polvo-e-lula-diferencas-entre-eles/) / Wikipédia

Nenhum comentário: