Pesquisar este blog

20.8.19

É Hoje! Camus: Um estrangeiro no Brasil



Todo mundo participa de alguma copa do mundo na vida. Essa disputa nada tem a ver com o esporte. O futebol aqui é apenas uma analogia para aquela situação em que você tem que superar seus limites, vencer obstáculos, atuar em conjunto e viver em grupo. 
Comento isso nesta introdução pois neste julho e agosto de 2019, celebramos 70 anos da visita do escritor franco-argelino Albert Camus à América do Sul. E para esta efeméride, a Editora Record, que publica as obras do autor no Brasil, organizou uma série de eventos - "Camus - Um estrangeiro no Brasil" -, sob a curadoria do jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto. Este convidou Antonio Miotto (Va Cartonera), um socrático pós-moderno a serviço da Vida e da Arte, para ligar um certo lé com um determinado cré. Miotto indicou a Casa Amarela - uma gália na selva concreta e insensível do século 21 - como território parceiro, para que juntos construíssemos essa teia camusiana na Sampalândia.
Ser convidado para contribuir nessa celebração é empreendimento que jamais ousei imaginar, nem nos delírios mais juvenis. Pois, lendo O Estrangeiro ainda ali, naquela idade incerta entre a adolescência e a juventude, o profeta do absurdo e da revolta enquanto instrumentos da lucidez humana, me pegou pelas mãos em direção à maturidade, e me largou, a sós, com minha curiosidade nunca saciada. Ainda mais depois que li A Queda, O Mito de Sísifo, Calígula e, principalmente, A Peste, metáfora da guerra enquanto prática e esquecimento humano.
A literatura nunca me deu grana mas, parafraseando o mestre a quem cultuo, ofertou-me este sol, atlântico, aconchegante e humano, bússola que garante a segurança nesse caminho em direção a um norte sempre insondável, misterioso e belo.
Ah, sim; quando os pontos começaram a se juntar, e vimos que mais tecido podia ser costurado, estendi o novelo e o Claudemir Dark'ney Santos, colocou a Aldeia Satélite - essa gália renitente no solo áspero da periferia - a serviço desa confecção.
Atuar na literatura é meu campeonato, participar de eventos como este é minha copa. Que começa hoje. Vai até 31 de agosto.


Nenhum comentário: