Pesquisar este blog

26.5.22

Participação no projeto "[Re]memorar: trajetórias literárias na Zona Leste"


SESC ITAQUERA 

Convidados: Escobar Franelas (Casa Amarela) e Kenyt (Ocupação Cultural Mateus Santos) 

25/6 • Sábado • 15h (Lanchonete 3 - Café Aricanduva)

A partir da série de mini-documentários, produzidos pelo Sesc Itaquera, sobre coletivos artísticos da Zona Leste, o público é convidado a conhecer as ações de promoção do livro, leitura e literatura de dois coletivos da região: Casa Amarela (São Miguel Paulista) e Coletivo Mateus Santos (Ermelino Matarazzo).

Escobar Franelas é escritor, historiador e cineasta. Autor de 7 livros e participantes de antologias de poesias, contos e crônicas. Seu último trabalho é “hipjazzcoolbopfunksambabensoulblue” (Lavra Editora, SP, poesia, 2022).

É um dos gestores dos coletivos A Casa Amarela – Espaço Cultural (São Miguel Paulista), Lentes Periféricas (de produção audiovisual) e Curta Suzano (organizador de festivais de cinema).

A Casa Amarela – Espaço Cultural, localizada em São Miguel Paulista (SP), iniciou suas atividades em Março de 2011 e foi pensada para, em todos seus ambientes, respirar a criação humana e seus desdobramentos onde música, teatro, literatura, cinema, artes visuais, filosofia, história ou simplesmente a conversa entre seus visitantes possa ser aconchegante e convidativa para novas descobertas.

Kenyt – Humberto Marques. Conhecido anteriormente como Beká e mais recentemente como Kenyt, é MC, poeta e organizador do Slam Fluxo. Escreveu sua primeira letra aos dez anos de idade. Atualmente mora no bairro de Ermelino Matarazzo, mas teve sua infância vivida no Itaim Paulista e no município de Itaquaquecetuba. Desde 2020,passou a atuar mais ativamente junto ao Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, fortalecendo a equipe da Ocupação Cultural Mateus Santos. Foi campeão da final do Slam da Guilhermina de 2019 e entre 2020 e 2021 lançou quatro videoclipes, com os singles “Eu to suave”, “Nois tá de volta”, “Tenho muito pra contar” e “Uh, aceita”. Atualmente trabalha no lançamento do seu primeiro livro “Inté Aqui”, contendo contos e poesias.

Movimento Cultural Ermelino Matarazzo é um desdobramento da Rede Cultura ZL, que atuou na zona leste de São Paulo entre os anos de 2009 e 2014, reunindo grupos, coletivos e artistas em prol da luta por um espaço cultural no bairro de Ermelino Matarazzo.


https://www.sescsp.org.br/programacao/rememorar-trajetorias-literarias-na-zona-leste/?fbclid=IwAR2s5z3XCq8bYzGtdL66NHp7CVnLY8e_rLiBM3ajYjmsL8NHy3ER0WEJkUo 

Nenhum comentário: