Pesquisar este blog

5.3.12

Cosplay Mundi - Festa Pra Não Ser Esquecida


Flyer de divulgação do evento (arte Alexandre D´Lou e Murilo Avelões) 

O improvável aconteceu: uma festa organizada por três inexperientes jovens  de 17 anos, em domingo de clássico no futebol paulista (Santos e Corinthians), numa bela tarde de sol na Sampalândia, colocou outros 350 jovens (e muitos marmanjões) pra dançar, curtir, flertar, comer, beber e se divertir em São Miguel. Seja pela organização, pelo cumprimento do horário, pela disposição de muitos e - claro! - pela curtição de todos, o Cosplay Mundi foi um sucesso. Vieram jovens de todo lado (zona sul, zona norte, Grande ABC, outros bairros da leste e outras regiões), muitos trajados de seus personagens. Chegaram ali trazendo tendências, influências, jovialidade e o olhar múltiplo através de suas fantasias e a interação com o mundo.

Murilo, Michelle e Angélica, organizadores do Cosplay Mundi (foto Escobar Franelas)

 O Cosplay Mundi foi o primeiro de quatro projetos do Programa Jovens Urbanos, a ser apresentados neste mês de março como finalização da sexta edição, 2011, pela ONG executora IPEDESH. O programa é viabilizado pela parceria entre o CENPEC e o Itaú Social. Realizado no clube Kai-Kan, patrimônio nipônico na região, desde cedo o evento provocou um burburinho em seu entorno. Afinal, quem eram aqueles adolescentes vestidos com aprumo, saídos diretos do mundo ficcional dos filmes, dos games, dos animes? Eram os cosplayers e vieram pra se divertir. Eles chegaram desde cedo, tomaram a Praça da Paz (em frente) e depois lotaram o salão do clube. À entrada, encontraram estandes que remetiam ao seu universo, além de uma exposição de fotos.

Exposição de fotos cosplay (foto Escobar Franelas)

O evento

 Aberto oficialmente às 14:30 por Michelle, Murilo e Angélica (os três organizadores), a festa começou com a apresentação da banda de j-rock Chi No Himitsu ( http://chinohimitsu.blogspot.com/). Apresentando Terumi (vocal), Shini (backing vocals e guitarra base), Soren (guitarra solo), Dan (baixo) e Kuroi (bateria), a banda não se fez de rogada. Contagiou a todos com sua música visceral e dançante. 

A banda de j-rock Chi No Himitsu em ação (foto Escobar Franelas)

 Depois foi a vez da apresentação do grupo de taiko Tenryuu Wadaiko (http://tenryuuwadaiko.blogspot.com/). Composto por Henrique, Hideki, Daniela, Suzane, Rodrigo, Felipe, Erick, Vinicius, Agatha e Mariana, mostrou  alguns trabalhos de música percussiva, forte e expressiva. Música étnica mas que dialoga profundamente com as músicas  brasileira e contemporânea. 

O grupo de taiko Tenryuu Wadaiko se apresentando (foto Escobar Franelas)

 Depois, foi dado o início ao campeonato de games, cujos ganhadores foram os jovens Robson, 18 anos, de São Miguel, com Naruto; e Ronaldo "Ryo", 18 anos,  do Itaim Paulista, com Street Fighter.
 O melhor cosplayer foi o jovem Reinaldo, 17 anos, também do Itaim. Ele fez uma bonita apresentação no palco e não deixou dúvidas nos jurados, com seu Toph (Avatar). Já a ganhadora do concurso de Anime Quiz foi a sã-miguelina Yuki, de 18 anos. Ela, sim, teve que fazer um longo percurso de recuperação, na disputa mais eletrizante da festa, inclusive com com grande interação da plateia que também colaborou com perguntas para os participantes.


Reinaldo, Yuki, Robson e Ryo, ganhadores (foto Escobar Franelas)


 Para fechar a festa, a banda Chi No Himitsu voltou ao palco, para um apoteótico final. O público, ávido, na saída questionava quando iria ser o próximo. Com a palavra, Michelle, Angélica, Murilo...

Casa cheia (foto Escobar Franelas)

Depoimentos

Célia (coordenadora-PJU): Poxa, eu estou muito emocionada, é o primeiro projeto da 6ª. edição que está se apresentando, eu não sabia que tinha essa dimensão. Como é forte a emoção da gente nesse lugar. Nossa, ver os jovens... porque aqui tem jovens de todas as tribos e é muito legal isso. Estou bem contente mesmo.

Sueli (presidente-IPEDESH): A força da juventude que leva pra frente... está assim... delicioso ver tanta gente junta, chamada por jovens, né? Um evento de jovens para jovens, de uma forma muito bacana.

Alexandre (educador-PJU): Olha, foi estressante o processo, está estressante hoje, mas ver o evento acontecendo, com essas pessoas todas fantasiadas, animadas, está lindo. Valeu!

Michelle (aluna-PJU  e organizadora): (momentos antes da festa) Tô muito ruim, tô horrível, não gostei (de ter saído do sonho e entrado na realidade), tô morrendo, morrendo, morrendo...

Murilo (aluna-PJU  e organizador): Tô sossegado.

Angélica (aluna-PJU  e organizadora): (momentos antes da festa) Não sei, tô assustada, quero voltar pra trás, eu quero minha mãe, mas agora vamos ralar pra fazer uma apresentação boa. E dar o melhor...

 
Expositores do evento (foto Escobar Franelas)

Montagem de taiko (foto Escobar Franelas)

Chi No Himitsu passando o som, antes da festa (foto Escobar Franelas)

Público chegando (foto Escobar Franelas)

Escolha do melhor cosplayer (foto Escobar Franelas)

Apresentadoras interagem com participante e plateia (foto Escobar Franelas)

3 comentários:

Célia disse...

Sou suspeita mas não resisto, foi incrível. Parabéns para nós.

Célia disse...

Bacana, muito legal.

Sueli Kimura disse...

Missão cumprida. Ainda não consegui dimensionar, racionalizar.. rs