Pesquisar este blog

24.3.14

Texto original do poeta e produtor Akira Yamasaki para o livro "Itaquera - Uma breve introdução"

O marco inicial da construção do Itaquerão, para sediar a abertura da Copa do Mundo (foto: arquivo pessoal EF)

"escobar franelas nasceu e mora há 45 anos no bairro de itaquera, zona leste de são paulo. menino de periferia, infância pobre e falta de oportunidades de ascensão econômica e social, escapou do destino de ser apenas mais um cidadão comum e anônimo na grande cidade pelo viés da arte e da cultura e cavou um lugar ao sol como poeta e escritor da estirpe dos baitas.
multiartista, escobar realiza impressionante atividade cultural: escreve para vários jornais e revistas; faz parte da equipe  de coordenadores da casa amarela – espaço cultural, onde responde também como curador de exposições de artes e mediador do projeto blábláblá - rodas de conversas infinitas; edita a revista ramo onde promove o registro e a disseminação de obras literárias de autores da região de são miguel paulista; conectado, utiliza ferramentas como o seu blog vs. eu (http://escobarfranelas.blogspot.com) e a página do facebook https://www.facebook.com/escobar.franelas) para se comunicar e divulgar seu trabalho.
como poeta e escritor participou de  inúmeras antologias literárias (poemas, contos e crônicas) e publicou dois livros fundamentais para a zona leste: o lendário hardrockcorenroll, poemas (sp: scortecci, 1998) e o antes de evanescer, romance (sp: scortecci, 2011). a confecção de hardrockcorenroll tem como pano de fundo uma tocante cena familiar urbana e um ato de amor como força motivadora na construção de destinos: em 1998 escobar é premiado com o poema pátrio nosso no programa “arte na cohab/sp – literatura” e, desesperado por grana como estava na época, ele logo pensou em usar a premiação para adquirir alguns bens como geladeira e máquina de lavar roupa e quitar prestações atrasadas da casa, ao que raquel, sua esposa, recusou e preferiu pagar a edição do livro, alegando que as prestações da casa não fugiriam da gaveta. considero este momento o mais crucial na carreira do poeta e até hoje agradeço a raquel por este gesto de amor sem o qual não teríamos hoje o escobar chegando à edição deste seu terceiro livro, o itaquera – uma introdução, essencial e revelador beabá para a compreensão, não só do bairro, mas de toda zonalesteénóis."

akira yamasaki – 05/02/2014.     

Nota: o livro "Itaquera - Uma breve introdução" será lançado no dia 10 de maio de 2014, a partir das 14h, na Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda, rua Vitório Santim, 44. Itaquera, São Paulo, SP Tel.: (11) 2205-7406.
Vista de Itaquera, a partir da av. Jacu-Pêssego (foto: arquivo pessoal EF)

Um comentário:

Paulinho Dhi Andrade disse...

Akira Yamasaki, adorei saber um pouco mais a respeito de nosso amigo, poeta, escritor e divulgador da literatura, Escobar Franelas.
Muito obrigado pela oportunidade de ler algo tão interessante.