Pesquisar este blog

21.4.13

Sarau da Casa Amarela recebeu o poeta Gilberto Braz

Akira iniciando o primeiro Sarau da Casa Amarela em 2013 (foto Celia Yamasaki)
Mágica. 
Foi essa a palavra que muitos usaram para descrever a sensação de êxtase alcançada na retomada 2013 do Sarau da Casa Amarela. Akira Yamasaki, organizador do mesmo, inovou e dessa vez trouxe para o início do evento a apresentação do convidado especial. E Gilberto Braz chegou chegando, nos brindando com sua poesia de ritmos e texturas bem sinuosas, cheia de imagens e imaginação, embalada no celofane do conhecimento intelectual, sensorial e metafísico.
O poeta contou um pouco de sua trajetória, os primeiros versos praticados ainda na adolescência e os estudos que fez para balizar seu percurso poético. Fez mais, respondendo às diversas questões levantadas pela plateia atenta e curiosa. Brindou-nos com a fina-flor de sua produção, além de apresentar textos antigos e inéditos.
No segundo tempo, Akira convidou então os "plantonistas" para que tomassem de assalto o microfone e soltassem seus versos. E fomos, uma a um - às vezes a dois - no gogó ou no violão, apresentando nossas produções tarde adentro, noite a fora. Registramos, entre tantos momentos distintivos, um em especial: a presença de José Carlos Guerreiro, chegado da Vila Maria, que ofertou-nos duas músicas de sua lavra, o que nos ajuda a explicar o "mágico" do início deste texto.
Na prorrogação, depois de vários poemas pra lá de extasiantes da turba diversa, Gilberto voltou pra fechar com chave de ouro as versão 2013 do Sarau da Casa Amarela. E o vinho que ele serviu ao microfone era da melhor espécie, um poema recém-saído do forno, longo, inspirado e com um título impronunciável. Deliramos!
Gilberto Braz, poesia rimada com simpatia (foto Celia Yamasaki)
PS: O cafezinho e o bolo da Célia foram outras das "faturas poéticas"! de uma tarde e noite de domingo, pra lá de perfeitas.
A "cereja do bolo": obras dos artistas da região à venda na CA (foto Celia Yamasaki)

Público presente, atento e curioso (foto Celia Yamasaki)


Nenhum comentário: