Pesquisar este blog

16.6.13

Resenha de João Caetano do Nascimento para "Antes de Evanescer"

Foto: Divulgação


Sobre Escobar Franelas e o livro Antes de Evanescer

Acabei de ler o livro de meu recente amigo Escobar Franelas, cujo título é Antes de Evanescer. Logo na abertura do romance, ele faz a advertência de que os fatos narrados aconteceram na época em que a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) fazia diversos ataques contra instituições militares e civis. Quem estava na cidade de São Paulo, naquele período, lembra-se certamente das ruas desertas, do silêncio medroso na noite, das casas fechadas, da Polícia Militar acuada, a mostrar sua limitação e despreparo enquanto organização policial.
Essa ligeira advertência inicial permeia toda a nossa leitura do livro, paira como uma nuvem de chumbo a envolver a narração. A trama, a princípio, é aparentemente ingênua, transcorre num mundo de adolescentes e suas descobertas da vida, do amor e do direito a sonhar. Mas sabemos que esses sonhos estão condenados a se espatifarem no duro rochedo da realidade.
Escobar Franelas, no entanto, leve a narrativa com uma sutileza poética. O choque dos sonhos juvenis com a realidade é tecido lentamente, esses sonhos vão evaporando, evanescendo, o que torna talvez nossa certeza do trágico que poderá sobrevir ainda mais angustiante.
Como pano de fundo da narrativa está um Brasil injusto, desigual, a separar amigos, a acentuar discriminações, a gerar revoltas incontroláveis e desorganizadas, na forma da violência urbana como crimes, sequestros e mortes. Ações irracionais que não apontam para os caminhos da transformação social. Escobar lança também seu olhar crítico à classe média em ascensão, aos novos ricos, desesperados em cortar laços com o passado de pobreza e assumir valores de uma elite podre, preconceituosa e sem valores humanos.

O inimigo errado

Um aparente equívoco leva a personagem principal, o jovem e pobre Léo, a ser confundido com o amigo rico, também apelidado de Léo. Então, a fúria dos pobres volta-se contra os pobres, pela incapacidade de entender a verdadeira raiz do problema parece nos apontar Escobar Franelas.
Antes de Evanescer é um mergulho nas águas turvas da realidade brasileira, com sua violência social, mas há também presente na narrativa, não de forma explícita, uma esperança de que as coisas poderiam e podem ser diferentes. Os jovens vislumbravam essa saída na arte, com seu mágico poder de criar, unir, encantar. Mas há ainda a questão política, da qual a arte, se quer ser verdadeira, não pode fugir: qual é o Brasil que queremos?
Escobar Franelas, felizmente, não foge dessas questões, embora, com sua aguda lucidez, não nos imponha respostas prontas. Num tempo onde tudo é rápido, superficial, é alentador descobrir que há gente que pensa, reflete, busca entender a vida em toda a sua complexidade existencial. E o romance é, em minha opinião, um dos melhores instrumentos de mergulho nessas realidades que nos cercam.
Recomendo a todos e todas a leitura de Antes de Evanescer. É o primeiro romance do autor, o que nos alenta saber que outros virão por aí. 

João Caetano do Nascimento - jornalista
https://www.facebook.com/joaocaetano.donascimento.1/posts/152031451650556


Serviço
Antes de EvanescerEscobar Franelas
119 páginas - Capa Patrícia Guerreiro
Scortecci editora
Preço R$ 15,00
Contato com o autor: efranelas@yahoo.com.br

2 comentários:

ligia disse...

Acabo de ler o livro "Antes de Evanescer" de Escobar,o que me pareceu no inicio,apenas um relato de momentos reais ou sonhador de um adolescente,ao final percebo que nos apresenta um mix de momentos conflitantes, interessantes e importantes pois nos traça paralelos de questionamentos pertinentes, presentes no ontem,hoje e sempre em nosso cotidiano! no mais,Parabés!!!

ligia disse...

Aliás Parabéns e abraços! quero ler o próximo rs

Ligia Regina