Pesquisar este blog

5.3.13

Encontro com subprefeito de Itaquera

Guilherme Henrique de Paula e Silva, atual subprefeito de Itaquera, recebeu-nos hoje, uma enorme comitiva formada por membros da CACI (Comissão de Articulação Cultural de Itaquera) e outros interessados.

Cordato e articulado, surpreendeu-nos pela atenção e disposição em construir novos paradigmas culturais para o bairro e região. "Itaquera não está mais numa condição marginal, pelo menos no âmbito urbano", enfatizou, ao mesmo tempo que concluía, "mas, em se tratando de cultura, talvez ainda sim". 

O jornalista e multiartista Antônio Primus, e principal articulador deste encontro, queixou-se, entre outras coisas, da mudança da Casa de Cultura Raul Seixas do parque homônimo, localizado na Cohab II, para o centro do bairro. O subprefeito rebateu afirmando que havia uma intenção do coordenador da Casa nesse sentido, mas que, por ora, os processos estão em fase de discussão e encaminhamentos. Fernando Simas, arquiteto e urbanista, membro do Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste e do Movimento Nossa Itaquera, problematizou diversas questões urbanísticas, uma vez que o bairro está recebendo um grande aporte de infraestrutura (Fatec, Etec, UNIFESP, soluções viárias), junto com a construção do estádio do Corinthians. Baseado na mesma temática, Francisco Carlos questionou as contrapartidas sociais prometidas publicamente desde as primeiras negociações sobre o Itaquerão.
Assediado por diversas ideias que estavam sendo semeadas pelo convidados, inquiriu individualmente algumas questões que julgou relevantes, apresentou um cardápio de conquistas recentes, como o Polo Tecnológico e a chegada da Universidade Federal. "Itaquera está num momento histórico", lembrou.
Diante da heterodoxa composição dos que estavam à mesa (artistas, arquiteto, produtor esportivo e gestor de políticas públicas), Guilherme, contudo, não se opôs a nenhuma das sugestões. Com argúcia, cobrou enfaticamente de todos para que fosse elaborado um calendário comum com argumentos sólidos para defesa das sugestões mais espinhosas e que o debate seja ampliado para toda a comunidade, com a participação dos diversos grupos que compõem o tecido cultural do bairro. Para tanto, sugeriu que entre abril e maio, os movimentos interessados se reúnam novamente com ele e sesu assessores (que ainda aguardam assentamento), para encaminhamento das principais proposições.

Finalizando a reunião, Primus entregou a Guilherme um documento com 19 pautas reinvidicatórias, além da um abaixo assinado e uma carta solicitando que a Casa de Cultura Raul Seixas não seja mudada.

Nenhum comentário: