Pesquisar este blog

9.3.13

Projeto Ronaldo Ferro - Ato 3

Akira abrindo a terceira noite do Projeto Ronaldo Ferro, na Casa de Farinha
Dando prosseguimento ao fomento de público, ideias e dinheiro para a confecção do álbum com músicas de Ronaldo Ferro, dentro do projeto Memória Musical, a Casa de Farinha recebeu ontem, Dia Internacional da Mulher, a terceira edição dos convidados.
O projeto Ronaldo Ferro dessa vez foi dedicado à memória da pequena Tainá, filha de Walter Passarinho e Leda Câmera, e recentemente partida para outra constelação. O evento foi aberto por Akira  Yamasaki com um minuto de silêncio sugerido pelo mestre de cerimônia. Sábio, não ousou tocar no nome da pequena estrela, sequer lembrou oralmente do que se tratava aquele minuto de reflexão, mas todos entenderam o recado, e as preces, rezas, vibrações e outros endereçamentos ajudaram, com o silêncio de todos, a iluminar a direção de nossos pensamentos. Em seguida, Akira chamou ao palco Luiz Casé, cantor, compositor e amigo antigo de Passarinho. Casé discorreu sobre como andam as mobilizações dos amigos para atenuar a dor e o desconforto vivido pelo casal nessas últimas semanas.
Depois, foi a vez de Sacha Arcanjo subir, acompanhado de Rodrigo Marrom. A poesia do mestre vindo de São Gabriel, nos rincões da Bahia, continua contagiando a todos com a singeleza de seus versos. A noite mal começava e tornava-se astral pelo poder mágico que emana de sua voz, cada vez mais contida, mas sempre inspirada e envolvente. A dupla sobre o palco desfilou alguns sucessos bastante conhecidos.
A seguir, Sacha convidou ao palco a poeta Rosana Crispim,  antiga militante do Movimento Popular de Arte, de São Miguel. Também atriz e produtora cultural, Rosana vive há 20 anos na Itália. No momento, ela está no Brasil visitando familiares e, convidada por Akira para fazer parte no projeto, ela tomou conta do espaço, com sua poesia feminina, forte e vibrante. Convidou-me para, junto com Akira, recitar suas poesias que ela lia em italiano, nós em português. Momento de sublimação. Depois de Rosana, Sacha e Marrom retomaram o palco para uma plateia  animada.Vivemos mais alguns momentos de devoção a uma música sacralizada e elaborada.
E então Gilberto Braz, com sua poesia às vezes ardida, e todas as vezes pura dádiva, veio e nos delegou a incumbência de ouvi-lo, como a nos relembrar que o culto poético exigia a meditação que suas palavras, em sortilégio, eram lançadas a nós. A poesia de Gilberto tem a cara de nosso século, ritmada, rica em imagens e em temas, trovejante. A empostação de sua voz também ajuda, equilibrando a plenitude poética com rompantes de locutor de rádio. Fomos abduzidos também por isso.
E então fomos brindados pela música, pela ginga poética e célere de Romildo de Souza, mais um que chega pra somar, que chega para dar seu recado, sabendo o que canta; como canta... enquanto encanta. Romildo é talento e simpatia elevado ao cubo. Com ele, o Projeto Ronaldo Ferro ganha mais um presente.
Ficamos sem a apresentação do líder do projeto, que distribuía sorrisos e abraços em todos os convivas. Uma pena! Se tivesse subido ao palco, talvez eu nem estivesse rabiscando essas linhas, teria sido transportado para outros planos.
- Ronaldo Ferro, aguardo ansioso o lançamento de seu disco que, sei, está sendo confeitado para nascer antológico.

Romildo de Souza dando mais brilho ao Projeto Ronaldo Ferro
Gilberto Braz, Poeta

Sacha e Rosana no palco da Casa de Farinha


Um comentário:

Marina disse...

?!?!?!!?Rosana CRISPIN com o Sacha????